Música e autismo: a importância para o desenvolvimento das crianças


Postado por Autismo em Dia em 05/fev/2024 - Sem Comentários

A música e o autismo são dois assuntos que combinam muito. O que encontramos sobre a importância da música para o desenvolvimento das crianças vale a pena ser compartilhado. Sem dúvidas, os benefícios são inúmeros e é um tema que precisa ser falado.

É verdade que todo autista tem facilidade para a música? Na verdade, assim como qualquer pessoa, nenhum autista vai ser igual ao outro, então esse mito de que autistas são pessoas com habilidade extraordinária para aprender algum instrumento é algo que devemos esclarecer melhor.

Veremos adiante o porquê falam tanto sobre isso, mas o que já podemos adiantar é que sim, a música é uma ferramenta que deve ser explorada no universo do TEA, sobretudo pelas pessoas que apresentam o interesse para ela.

Pessoas com autismo frequentemente apresentam dificuldade na comunicação e em se expressar, por isso, a música pode servir como meio de falar de sentimentos e demonstrar algo pelo autista. Alguns autistas terão até uma sensibilidade auditiva aumentada, o que pode facilitar o aprendizado das notas, acordes, etc.

Fonte: Envato/Garakta-Studio

Índice

Alguns benefícios da música para o desenvolvimento infantil¹

A música proporciona diversos aprendizados, através das letras e da musicalidade, ela desperta o interesse das crianças para seguirem interagindo e se desenvolvendo. Mas as habilidades que a música ajuda a desenvolver de forma significativa, é o que veremos a seguir:

Desenvolvimento da linguagem

Muitos autistas apresentam questões relacionadas à linguagem, portanto através da exposição das letras, a criança vai aprender pronúncias corretas, entonação das palavras, amplia o vocabulário e expande a compreensão auditiva.

Observando as letras das músicas, a criança também pode avançar na alfabetização. Muitas músicas infantis, utilizam as letras para fazer um jogo de brincadeiras e vira uma ferramenta útil para o desenvolvimento da comunicação.

Expressão de emoções e sentimentos

Nem sempre é fácil para os autistas falarem o que estão sentindo, e podem também ter dificuldade para nomear sentimentos. A música então aumenta a sensibilidade e auxilia na organização de pensamentos e ideias. Através do ritmo e da escuta, é possível que a música funcione como um regulador das emoções, melhorando a capacidade de expressão e da forma de falar ou comunicar, através de gestos, aquilo que se sente.

Melhora a socialização

A interação que acontece entre o professor de música e o aluno auxilia em questões relacionadas à socialização. Abaixo segue algumas das experiências sociais que aulas de música podem proporcionar:¹

  • Troca de olhares;
  • Sorriso responsivo;
  • Reação a estímulos;
  • Atenção compartilhada;

    Fonte: Envato/ halfpoint

Por que as pessoas autistas gostam tanto de música?

Uma das coisas que muitos autistas necessitam para terem um bom desenvolvimento, é a rotina e previsibilidade. Músicas apresentam essas características, existe a letra e tem um padrão que se repete. Ela começa e termina e normalmente tem um refrão que volta várias vezes no decorrer da música, isso ajuda os autistas a se sentirem seguros e desperta o interesse maior por esse recurso que pode ser utilizado em casa, em aulas em grupo ou particulares e até como forma de tratamento.2

E quando a música vira uma terapia?

Algumas famílias podem conseguir o acesso à musicoterapia como uma das formas de auxiliar no tratamento e desenvolvimento de habilidades. Ela auxilia no desenvolvimento de potenciais e restabelece funções em quem recebe a terapia. Ajudando que a pessoa alcance uma melhor integração inter e intrapessoal, melhorando a qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento. Essa é a definição de musicoterapia pela Federação Mundial de Musicoterapia Inc. 1996.2

Através do som, ritmo, melodia e harmonia e do conhecimento de um musicoterapeuta habilitado, é possível melhorar a comunicação, aprendizagem, interação com o meio, organização e ainda melhora a capacidade cognitiva.

É a partir de uma entrevista inicial que o musicoterapeuta vai conhecer o universo sonoro do paciente e assim estabelecer um plano de tratamento com a música. Vai entender se o paciente tem sensibilidade auditiva ou alguma questão sensorial, questões motoras, vai levantar a preferência por algum instrumento e assim vai definir o objetivo das intervenções.2

O autismo e desempenho superior com música³

Foi em 1979, um dos primeiros estudos realizados, que percebeu um desempenho superior de autistas em tarefas musicais. Observaram que reprodução de melodias fora da tonalidade foi superior em crianças autistas em comparação com um grupo controle que tinha níveis elevados de experiência musical. Você pode conhecer mais sobre a pesquisa aqui.

Outros estudos compararam a capacidade para cantar entre crianças autistas com crianças típicas, e as crianças com autismo não apresentaram nenhuma dificuldade e até demonstraram uma habilidade maior com a música.

A música e os neurônios-espelho

Atividades relacionadas à música envolvem imitação e sincronização, o que ativa áreas que contém neurônios-espelho, auxiliando na estimulação de emoções em pessoas autistas, que normalmente apresentam dificuldade em expressar emoções. Isso acontece devido à capacidade dos estímulos musicais ativarem as regiões no cérebro relacionadas ao processamento de emoções.

O som produzido pelo instrumento pode facilitar o mapeamento acústico motor, isso é fundamental para a significativa comunicação vocal. “Imitação por meio de treinamento repetitivo facilita a aprendizagem e altera as respostas do sistema de neurônios-espelho”.³

É muito surpreendente que pessoas com TEA, mesmo apresentando déficits no funcionamento dos seus neurônios-espelho, consigam experimentar algumas das qualidades afetivas da música. Ainda, autistas podem ser atraídos por padrões abstratos, e a repetição e previsibilidade dos sons musicais cumprem esse papel

Fonte: Envato/svitlanah

Música também é inclusão

Falamos de muitas coisas ao longo do texto e pensar na música como ferramenta de desenvolvimento de habilidades é algo contagiante, já que ouvir música é algo, de fato, muito prazeroso. Mas uma das questões que ainda queremos abordar é sobre como a música pode ser um excelente caminho para melhorar e incentivar a inclusão de pessoas com autismo. Pensando no futuro e em quanto queremos ver cada vez mais pessoas autistas ocupando diversos ambientes, a música pode ser um caminho que vai além de ser uma forma de expressão, mas deve ser vista como uma forma de inserção social. Falando nisso, não deixe de conhecer a história de nosso proTEAgonista Ígor, um jovem músico de Curitiba.

Aproveite que está por aqui e continue navegando pelo nosso blog.  Você também pode conferir os demais materiais que estão disponíveis para download gratuito clicando aqui. E, para expandir seu conhecimento sobre autismo, acompanhe o Autismo em Dia no Instagram!

 

Referências:

1- UFPB – Acesso em 06/09/2023

2- O mundo autista – acesso em 07/09/2023

3- Ciência e cognição – acesso em 07/09/2023

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia