Disfunção sensorial no autismo – entenda as perturbações na sensibilidade


Disfunção sensorial

Postado por Autismo em Dia em 09/set/2020 - 92 Comentários

Você sabe o que é a disfunção sensorial e como ela se conecta com o autismo? Pois este é o assunto que vamos abordar hoje!

Também chamado de transtorno do processamento sensorial, são, sobretudo, distúrbios biológicos que mexem na capacidade que o cérebro tem de entender os estímulos sensoriais. Esses estímulos podem ser vários, como sensações de cheiros, sabores, texturas, sons, luzes, cores, e tudo mais que o corpo humano é capaz de sentir. Igualmente, existem as sensibilidades que têm a ver com o movimento do corpo, como andar, correr, pular, subir escadas, balançar objetos, entre outros. 

A disfunção sensorial não é um problema que afeta somente o espectro do autismo. Atinge, igualmente, pessoas com deficiências intelectuais. Mas a questão principal é que, naturalmente, pessoas dentro do espectro possuem mais sensibilidade. Por isso, podem ter reações ruins quando entram em contato com o elemento que causa/essa irritação. ¹

Essa sensibilidade pode estar – ou não – ligada à disfunção sensorial. Assim, é necessário investigar se o autista fica incomodado com algo que não costuma atingir as outras pessoas ao redor. Por isso, falaremos abaixo sobre como entender essa questão na realidade do autista, como isso afeta sua vida e quais são os tratamentos. ¹

Disfunção sensorial

Fonte: Envato – Foto de DragonImages

Índice

Como é a sensibilidade do autista?

Para um autista com sensibilidade sensorial, dificuldades para ir a lugares com barulhos ou super iluminados talvez seja o menor problema. A questão piora quando falamos daqueles que têm reações ruins a alimentos ou a objetos que se têm tudo a ver com hábitos necessários. Dormir, comer, tomar banho – coisas simples, mas importantes a todo ser humano – podem se tornar um momentos problemáticos em casa e trazer perdas à própria saúde.

Quando a disfunção sensorial no autista começa a afetar elementos importantes do dia a dia, pode haver, também, um sentimento de angústia sobre essas coisas. Além disso, o autista tende a ficar ansioso e resistente. E ansiedade é o primeiro passo para outros problemas mentais, como a depressão – além de atrapalhar a já tão difícil relação com as pessoas. ¹

Apesar disso, o contrário também pode acontecer. Assim, o autista pode encarar as sensibilidades como uma forma de conhecer melhor as coisas ao redor. Como, por exemplo, ao ficar cheirando colocando na boca coisas que não são de comer. Apesar do fato, em si, não ser uma hábito necessariamente aceitável, isso pode ser uma boa oportunidade para os pais e cuidadores de entenderem que tipo de curiosidade está levando a essa atitude e estimulá-la de forma positiva. Se a criança ama a textura do papel, por exemplo, por que não ensiná-la a fazer pinturas, dobraduras ou outra atividade?

Sobretudo, é importante lembrar que não existe um padrão específico de comportamento sobre os efeitos das sensibilidades. Cada autista é único e seus problemas devem ser investigados considerando a realidade de cada um.

Como as sensibilidades se manifestam no autista?

Existem duas categorias de sensibilidades entre os autistas: os que são hiposensíveis e os hipersensíveis. Mas qual é a diferença entre os dois?

A hiposensibilidade é quando o autista coloca sempre seu corpo num movimento que é atraído pela sensação que será causada. Em alguns casos, isso pode estar relacionado a comportamentos perigosos, pois eles podem ser mais desajeitados, por exemplo, batendo nos móveis, colocando a roupa do avesso, andando de forma errante, entre outros desajustes. Eles podem sentir, também, reações contrárias, como não perceber fome, cansaço, dor ou saciamento da comida. ³

Em contrapartida, os hipersensíveis no geral fogem das situações incômodas. Eles podem ter reações de fuga, agressividade e congelamento quando encontram com algo que abala seu conforto. Os hipersensíveis estão ligados aos estímulos mais “invisíveis”, assim como cheiros, sabores, texturas e outras sensações. ³

Fonte: Envato – Foto de sofiiashunkina

Formas de manifestação das sensibilidades no autista

  • Visual – marcados, principalmente, por fontes de luz, objetos que giram, cores e até dificuldade para reconhecer expressões do rosto.
  • Auditiva – pode ocorrer surdez aparente (a criança não atende a chamados), incômodo com alguns tipos de sons e emissão de sons repetitivos.
  • Somatossensorial – perda o excesso de sensibilidade ao calor, ao frio e a dores físicas. Tem, também, atração por coisas ásperas e repulsa a coisas que toquem a pele (como contato físico e roupas).
  • Olfativas – o autista passa a não gostar de alguns cheiros, o que impacta, principalmente, a alimentação.
  • Sensibilidade bucal/paladar – ocorre a seletividade alimentar por recusa a algumas texturas, cheiros ou sabores. A criança pode começar a explorar coisas não comestíveis com a boca
  • Vestibular – relativo aos movimentos de balanço e ao equilíbrio, que passa a agir de forma errada
  • Cinestésica – um porte desajeitado no andar ou andar com a ponta dos pés.

Como ajudar quem tem autismo e disfunção sensorial?

As necessidades e as reações dos hiposensíveis e dos hipersensíveis são diferentes, mas nos dois casos você pode fazer algo para ajudar. 4

Como ajudar os autistas HIPOsensíveis:

  • Ofereça pontos visuais para quem tem dificuldade de entender o que é falado.
  • Experimente brinquedos sensoriais, como os próprios para mastigar.
  • Use os momentos de muita movimentação para trabalhar as questões corporais e corrigir o que for preciso.
  • Quando precisar tocar na criança, seja firme.
  • Utilize cobertores mais pesados – isso aumenta a sensação de segurança.
  • Em casa, prefira móveis que não tenham superfícies e formatos que possam machucar. Assim como arestas pontiagudas e cortantes. Ou aqueles que atrapalhem o espaço para o autista andar pelo espaço.

Dicas para ajudar os autistas HIPERsensíveis:

  • Diminuir a intensidade da iluminação – para quem é hipersensível a luzes. Assim, prefira lâmpadas incandescentes em vez das fluorescentes.
  • Quando for necessário, use óculos de sol e viseiras.
  • Em ambientes barulhentos, use tampões ou fones de ouvido que bloqueiem os sons. Alguns modelos de fone já oferecem a opção de ruído branco com o intuito de ajudar quem precisa do recurso.
  • Quando precisar que o autista se concentre, feche as portas para evitar distrações.
  • Na higiene pessoal e do lar, evite produtos muito perfumados, como sabonetes, vaporizadores, sprays, etc.
  • Observe que sensações os alimentos disponíveis podem causar – por exemplo, se existe algo picante ou se algo é servido muito gelado.
  • Verifique se as roupas possuem partes que apertem; retire as etiquetas e cubra as costuras expostas; evite os tecidos ásperos.
  • Sempre peça permissão para tocá-lo.
sensibilidade autista

Fonte: Envato – Foto de seventyfourimages

Disfunção sensorial no autismo: como tratar?

O tratamento mais comentado hoje em dia para tratar a disfunção sensorial do autista é a integração sensorial. Esse é um dos métodos usados na terapia ocupacional. Por isso, os objetivos principais desse tipo de terapia são identificar quais sensibilidades o autista possui e diminuir os efeitos negativos dos hábitos hipo e hipersensíveis. 5

Dentro das atividades de integração sensorial, existem algumas que podem começar no consultório, feitas pelo terapeuta, e os pais ainda podem fazer igual em casa, para dar continuidade ao tratamento. Assim, alguns exemplos são o teste cego de texturas (a criança fecha os olhos e toca em algo para adivinhar o que é) e brincadeiras de giro e balanço (exercita o equilíbrio do corpo e a noção de movimento no espaço). 5

Além da terapia ocupacional, casos ainda mais específicos podem ser trabalhados com terapias relacionadas à fala e outras que tratem os comportamentos cognitivos. 4

O mais importante é entender que cada autista terá diferenças na hora de encontrar o tratamento certo. Forçar estímulo ou ajuda pode ser mais prejudicial do que benéfico, pois pode gerar uma associação negativa tanto ao estímulo quando à pessoa que está fazendo. Sempre que puder, antecipe o que pode trazer desconforto. Supra o bloqueio antes de a situação acontecer (como entregar um fone contra ruídos antes de entrar num ambiente cheio de gente), e não durante. ³

Uma curiosidade sobre disfunção sensorial

Em 2014, dois alunos de uma faculdade de artes dos Estados Unidos resolveram produzir um curta-metragem. A ideia era simular toda a sobrecarga de sensações que vive uma pessoa com transtorno do espectro autista. Assim como na ideia, o conceito do vídeo animado é demonstrar como a vida talvez seja vista pelos olhos e ouvidos de um autista e os desafios de lidar com o mundo ao redor.

No vídeo, os sons são confusos, o visual muda repentinamente, com formas giratórias e cores vivas. Objetos e seres nunca são visíveis em sua totalidade, mas são representados por partes – um gato por seu nariz e bigodes, um cachorro por seu nariz e língua.

“Nosso desejo com esta peça é dar um mostrar a vida de crianças que vivem com autismo e, de qualquer maneira que pudermos, inspirar uma mudança positiva por meio de uma tolerância e compreensão mais profundas”, contaram, em conclusão, os criadores do premiado vídeo ao jornal The New York Times. 6

Só um autista poderia dizer qual o grau de realidade o vídeo tem quanto à disfunção sensorial no autismo, mas certamente projetos como esse ajudam a população neurotípica a tentar entender melhor como funciona a mente autista para, quem sabe, buscar soluções que ajudem a comunidade TEA.

Assista o vídeo a baixo:

Fonte do vídeo: Listen. Senior Thesis – Vimeo – Produzido por: Marisabel Fernandez e Alex Bernard

O que você achou deste artigo?

Nossa intenção é trazer informações que possam te ajudar a lidar com a rotina de um autista. Por isso, se você tem alguma história interessante sobre sensibilidade ou sentiu que isso te ajudou a esclarecer alguma dúvida, deixe um comentário! Sem dúvida, vamos adorar ler e te responder.

Siga, também, nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo. Estamos no Facebook assim como no Instagram. Até a próxima! =)

Superguia de brincadeiras para fazer em casa


Colaborou neste artigo:

Dra. Fabrícia Signorelli Galeti
Psiquiatra especialista em TEA – CRM 113405-SP


Referências bibliográficas e a data de acesso:

1. Instituto NeuroSaber – 19/08/2020

2. Scielo – 19/08/2020

3. Autimates – 19/08/2020

4. Autism Speaks – 19/08/2020

5. Freedom – 19/08/2020

6. The New York Times – 20/08/2020

 

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

92 respostas para “Disfunção sensorial no autismo – entenda as perturbações na sensibilidade”

  1. JOZINETE FERREIRA FRANCO disse:

    Gostei muito das informações gostaria de reveber mais informações mwu filho tem 11 anos , e nao e facil pra mim trabalhar com ele,.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Jozinete como vai? Ficamos felizes que o texto te ajudou! Podemos inscrever seu e-mail em nossa lista, assim, você vai passar a receber informações bem legais sobre autismo 🙂 Recomendamos também que você salve nosso blog entre seus favoritos e visite a gente toda semana, aí você não perde nadinha do que compartilhamos por aqui ?

      Ah siga a gente lá nas redes sociais, sempre tem conteúdo bacana para os familiares é só clicar: Facebook Instragram

  2. Lucília Olimpia Cerqueira disse:

    Gostei bastante do texto. Meu neto tem TEA e tenho dificuldade ao lidar com ele. Não aceita abraços, mas gosta de brincadeira de toques no corpo. Além de ter um comportamento difícil qdo em contato com sons altos. Ele tem 4 anos.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Lucília! Que bom que o texto te ajudou de alguma forma! Obrigada por contar um pouquinho da sua história como avó. Imaginamos como é difícil lidar com todas essas questões, mas também conseguimos sentir no seu comentário muito amor e carinho, isso é muito especial. Um abraço caloroso, volte outras vezes 🙂

  3. Lilian disse:

    Achei ótimo o texto, precisamos divulgar essas informações principalmente para os profissionais que trabalham com crianças autistas, as sensibilidades sensoriais na maioria das vezes são classificadas como comportamento agressivo.

  4. Eugenia Ventura disse:

    Meu filho tem 3 anos fica me cheirando adora texturas macias e esse texto me fez compreender melhor mas queria saber como fazer pra ele não cheira lugares inconvenientes ( tipo bumbum)

  5. gabriela noremberg disse:

    Excelente texto!!
    Meu filho, não gosta de por roupa, aqui no sul é muito frio, ele puxa calça pra cima, manga da camiseta. Tem sido muito difícil, se puder me dar alguma dica como proceder, agradeço!
    Ele está aguardando a TO.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Gabriela, puxa vida, que difícil! Infelizmente não existe uma resposta padrão para resolver essas questões sensoriais:( Tudo depende de identificar o desconforto e as possíveis intervenções que poderiam ajudar. Que bom que já estão procurando atendimento individualizado e especializado, certamente isso vai ajudar!

      Deseja muita força por aí ?

  6. Fabiane disse:

    Olá gostei do artigo.
    Meu filho tem 6 anos e muita sensibilidade.
    Essa parte sensorial é muito sacrificante pra ele.
    Chora muito.
    Barulhos incomoda ele.
    Eu nunca entendi muito dessa parte,o texto e o video foi bem claro.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Fabiane, que bom que o texto te ajudou ?

      Esperamos vê-la outras vezes por aqui! Um abraço.

  7. GLORIA DIONE DE FREITAS LERBACK disse:

    Faço o seguinte comentário sobre o artigo, gostei e achei muito didático. Quero acompanhar o site e realizar a leitura de outros textos.
    Grata
    Glória Lerback/vice-diretora /JI 303 Sul – Brasília – DF

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Gloria, que bom que o texto te ajudou ?

      Esperamos vê-la outras vezes por aqui! Um abraço.

  8. Adriana disse:

    Gostei muito da importância e do respeito em lidar nestas dificuldades. Venho enfrentando uma sensibilidade de tato na boca. A criança sempre que esfregar a boca suavemente quando para pra pensar.

  9. David Salomão disse:

    Muito dificil , tudo o que eu queria era não ver meu filho passar por isso . Me sinto culpado pela vida dele.

    • Autismo em Dia disse:

      Poxa David, entendemos seu sentimento, mas é importante que você se lembre que é só um sentimento e não a verdade. Você não tem culpa. Sinta nosso abraço corajoso.

  10. DEVANIR MARTINS disse:

    MARAVILHOSAS INFORMAÇÕES, VOU PASSAR PRA FRENTE, EU JÁ CONHECIA ALGUMAS SENSIBILIZARDES DO AUTISTA, MAS COM DETALHAMENTO NÃO, ADOREI.

  11. Meire Márcia disse:

    Achei maravilhoso o texto,uma linguagem bem clara.
    Gostaria de pedir uma ajuda,se vcs tiverem dicas para me dar em relação a meu filho.Tem traços autistas e uma enorme sensibilidade hipersensibilidade.Coloca tudo na boca, principalmente;almofadas, travesseiros,roupas …

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Meire, seria importante pra ele iniciar as terapias de apoio que ajudam na regulação dos sintomas sensoriais. Como é um caso bem específico, só um profissional especialista poderá lhe dar a orientação mais adequada. Um abraço carinhoso.

  12. Kv disse:

    Meu filho tem dois anos e meio ,e tem beliscado muito.Hj me beliscou o dia todo.A to já passou dicas,atividades e brinquedos p aliviar,antes ajudava,mas agora já não ajuda.Não sei mais o que fazer.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, sentimos muito que estejam passando por isso. Ele também é acompanhado pela psicóloga? Seria importante conversar com ela a respeito! Um abraço carinhoso

  13. Francielen Furieri Rigo disse:

    Muito interessante esse texto!
    Gostaria de saber se as disfunções sensoriais também poderiam prejudicar de alguma maneira funções fisiologicas como evacuar, por exemplo?

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Francielen, é difícil dizer, seria importante fazer uma avaliação mais aprofundada do caso.

  14. ALINE AMORIM disse:

    Minha filha tem 3 anos,gosta muito de brincar se interage muito com crianças e adultos,faz muitas birras como outras crianças.Certo dia levei ela no fonoadiologo por conta de sua seletividade alimentar,porque não aceita nem um outro tipo de alimento,só quer tomar leite na mamadeira.Eu fico muito preocupada, porque ela comeu até 2 anos de idade,e foi ficando super seletiva não quis mais comer, e a pediatra sempre dizia que era fase,e eu nada de me conformar sempre pensei que quando uma criança não come é um sinal que ela estar te dando um sinal dizendo que precisa de ajuda.Entao o fonoaudiólogo me relatou que ela pode ter Espectro de autismo e logo a encaminhou pro psicólogo e neuropediatra.Percebo que ela possa ter alguma disfunção sensorial.Mas só os profissionais podem dar o diagnóstico seja o que Deus quiser.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi Aline, a conduta da fono foi super adequada e o psicólogo e neuropediatra realmente são os melhores profissionais para conduzir a investigação. Se possível, marque com profissionais que sejam especialistas em TEA, isso pode acelerar muito o processo. Deixamos aqui nosso abraço cheio de forças e coragem!

  15. Roberta disse:

    Mto bom o texto. Tenho um filho de 2.9 meses e tenho a suspeita de q tenha autismo. Vou hoje a psicóloga. Estamos colhendo relatórios e tdo q possamos fazer para ter um diagnóstico rápido e seguro. Essas informações ajudam mto e assim tbm vemos q não estamos sozinhos nesta caminhada e descoberta.

  16. Cláudia de Araújo Rocha Aguiar disse:

    Meu filho tem 8 anos e tem dificuldade em olhar para quina de qualquer móvel ele fica extremamente nervoso e coloca almofadas em cima para ele se sentir confortável.

  17. Tamyris disse:

    Eu gostei muito do texto. Estou passando por um tratamento de leucemia com meu filho autista. Ele tem sensibilidade de olfato e paladar, então pra dar os remédios que ele precisa tomar é muito difícil. Demoramos um mês pra ele aceitar um suco de laranja, pra depois ir colocando muito aos poucos o remédio no suco. Mas o que me chateia MUITO é ver que nenhum profissional de saúde entende nada sobre isso. Eles receitam um remédio para pressão por exemplo, enquanto ele faz uma das quimioterapias, naquele dia e naquele horário e simplesmente dão nas nossas mãos e dizem que ele precisa tomar. E por mais que eu explique mil vezes que ele tem autismo e sensibilidade, eles escutam e repetem a fala “mas ele tem que tomar mãe”. Não entendem que isso é o jeito que o “cérebro” dele é e não que é algo que dependa de mim … Isso causa uma sobrecarga enorme nele e em mim, por que me sinto frustrada demais. Eles agem como se eu é que não quisesse dar o remédio que vai curar meu filho. Ficam sempre dizendo “vamos tentar” .. Não entendem que pra entrar na rotina dele demora meses. Desculpa o desabafo. Eu estou no hospital com ele nesse momento e acabou de acontecer isso pela milésima vez. É frustante ver que o autismo só existe mesmo pros pais aprenderem e que mais ninguém se importa.

    • Autismo em Dia disse:

      oi Tamyris, imagino que não é fácil passar pelo que está passando, esperamos que aos poucos seja possível introduzir os medicamentos mas levando em consideração as características do seu filho. Obrigada por compartilhar e sinta nosso conforto nesse momento, estamos torcendo pela melhora do seu filho. ?

  18. Elisandra Domingues disse:

    Artigo maravilhoso…

  19. SilviaHenriques disse:

    Sensacional este vídeo!! Sou professora de Sala de Recursos, meus alunos em sua maioria são autistas, entendê-los é a minha necessidade básica para desenvolver as minhas ações em benefício deles. Segue meu e-mail

  20. Rayane disse:

    Integração sensorial NÃO é um TIPO de Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional é uma profissão, Integração Sensorial é um MÉTODO usando atualmente por Terapeutas Ocupacionais…

  21. Meire disse:

    Olá ! Acompanho um aluno TEA, ele não sobe para sala de aula.Sendo assim, faço o atendimento dele onde o mesmo se sente a vontade.
    Ficamos até mesmo no refeitório da escola.
    Aplico as atividades do regente nesse ambiente ou na sala de espera da U.E.
    Gostaria de dicas em como ajudá-lo a socializar na sala de aula regular, visto que ele tem direito de ser incluso.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá Meire, como vai? Seria importante que este aluno também receba atendimento psicológico e das outras terapias de apoio. Se ele já faz, trocar uma ideia com a terapeuta dele será valioso para construirem um plano juntas sobre como fazer essa movimentação.

      Um abraço!

  22. Sandra Oliveira Meneses disse:

    Texto maravilhoso! Me fez chorar por compreender a mim mesma. Desconfio que tenho traço há muito tempo. Porém, nunca interferiu significativamente em minha vida, pelo menos, não que eu saiba. Mas, pesquisei sobre textura e caí aqui e me vi.
    Nunca pensei em buscar diagnóstico, mas estou começando a pensar. Qual profissional fez esse trabalho? Tenho 41 anos.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Sandra. Que bom que gostou do texto. Você pode buscar um psicólogo comportamental para ajudá-la a identificar o que você percebeu, com certeza será um grande passo, estamos por aqui. Um Abraço corajoso!
      ?

  23. GILMARA MARTINS disse:

    Boa tarde…Tenho um filho de 2anos ele deu actecia leve no sistema ventrícular na cabeça já deu elepscia algumas vezes medico pasou outros exames para faze e mim fez muitas perguntas sobre anda falar comportamento dele.
    Tem dias que ele é muito calmo mas tem dias que ele é muito agressivo mordi e bilisca e nao deixa ninguém chega perto de mim chora muito o dia todo tô perdida sem sabe de nada obrigada

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Gilmara! Você está no caminho certo levando ele ao médico. Indicamos que continue fazendo o acompanhamento e todos os exames e tratamentos orientados, e ressaltamos que os profissionais mais indicados nesse caso são os neuropediatras.
      Continue se informando no nosso blog:
      https://www.autismoemdia.com.br/blog/
      Um abraço.

  24. Maria Aparecida Costa disse:

    Olá, Boa noite! Muito interessante e importante informações sobre TEA. Conhecer um pouco mais sobre as diferenças é muito valioso. Estou iniciando um trabalho com crianças na igreja, confesso que estou preocupada por ser minha primeira experiência, já trabalhei com alunos especiais, mas não com TEA. Obrigada pelas informações e carinho. Deus abençoe 🙌

  25. Paula Viana Vasconcelos disse:

    minhas filhas uma tem 2 anos ,tem mania de cheirar pessoas e beija balança as mãos direto ,coloca tudo na boca anda na ponta dos pés
    a maior de 6 anos
    seletiva com a comida
    anda tánbem na ponta dos pés
    e sensível a sons altos e ruídos
    e possível ter 2 crianças autista numa mesma família??

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Paula! Sim, o autismo em mais de uma pessoa da mesma família é muito comum, especialmente entre familiares de primeiro grau.
      Os comportamentos que você apontou são sim sinais de TEA. No entanto, apenas um especialista pode dizer isso com certeza. Indicamos que as crianças sejam atendidas por um neuropediatra especializado em autismo para investigação.
      Um abraço!

  26. Angelina de oliveira disse:

    Gratidão imensa pela ajuda as famílias precisam de ajuda e maravilhoso quando nos sentimos acolhidos e que não estamos só na caminhada Apartir do princípio que cremos que somos Um NO Todo Filhos do mesmo Criador temos que nos auxiliar procurar se colocar no lugar do outro ajudando com amor Sabemos que o Amor é o melhor remédios só o amor cura só o amor liberta os pais devem ser acolhidos com amor para entenderem como ajudar seus filho muitas vezes os pais ficam perdidos confusos e cabe a nós como sociedade seres de luz e amor acolher e orientar Gratidão a todos por esse belo e nobre trabalho de amor

  27. Roberta disse:

    Poderiam trocar a cor do fundo pra uma mais escura.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Roberta. Sentimos muito pelo desconforto durante a leitura. Vamos repassar o seu feedback para a equipe responsável. Um abraço!

  28. Ceilla disse:

    tenho uma filha autista de 11 anos, sempre gostou de sair, nunca se incomodou com barulhos e este ano do mês de abril pra cá, começou a se recusar em sair de casa e agora em setembro se recusou de ir pra escola.Não tem quem faça sair nem no portão de casa.Fica brincando na área da casa,passa carro,moto, pessoas na rua e ela não liga com os barulhos.Mas não quer sair de casa, eu estou quebrando a cabeça para descobrir o que fez isso e não encontro respostas

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Ceilla!
      É essencial buscar ajuda profissional para identificar o que causou essa mudança de comportamento. Indicamos procurar um psicólogo especializado em autismo para ajudá-la a superar isso da melhor forma.
      Um abraço.

  29. Nathalie disse:

    Que artigo maravilhoso!!!
    Ameiii!!!
    Só uma dúvida… meu filho tem 14 anos e a hipossensibilidade dele é olfativa, ou seja, tudo que remete a cheiro ele avança e fica cheirando por horas… atualmente nosso maior desafio tem sido o perfume que onde ele chega ele procura para cheirar. Nesse caso, qual seria a solução mais assertiva para reduzir esses impactos ?

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Nathalie. As intervenções para melhorar questões sensoriais variam muito e precisam se avaliadas de forma particular. O ideal é procurar por clinicas que tenham terapeutas especializados em autismo, especialmente aquelas que fazem a terapia sensorial, que pode ser aplicada por terapeutas ocupacionais ou outros profissionais da área da saúde. Muitas vezes, a psicoterapia também pode ajudar.
      Um abraço!

  30. Ivana Brito disse:

    Boa noite! Samuel tem 4 anos, é autista, é meu sobrinho, tanto ele quanto a mãe dele precisam de ajuda, ela não sabe lidar c ele. Ele está em uma fase de.estar muito grudado e dependente dela, ela está sufocada😔

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Ivana! É muito importante que tanto ele quanto a mãe dele façam acompanhamento psicológico. Dessa forma, eles podem aprender juntos a melhorar esses comportamentos e a qualidade de vida de ambos.
      Esperamos que de tudo certo. Um abraço! 💙

  31. Elizabeth Affonso disse:

    A minha neta até 2 anos comia de tudo agora ela ñ suporta nem o cheiro da comida,Se irrita muito fácil é bem esperta,ñ sente muito sono e nem se cansa por dormir pouco,ñ aceita frutas legumes nada,ñ gostava muito de abraço e nem beijo hj já aceita ñ interagiam nem com criança e nem adulto hoje já consegue se relacionar com pessoas ela tem 4 anos e os pediatras dizem q é fase até onde uma criança de 4 anos ñ aceita nenhum tipo de comida é fase?

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Elizabeth! Os comportamentos que você apontou são sim fortes sinais de autismo. No entanto, apenas um especialista pode dizer isso com certeza. Indicamos que a criança seja atendida por um neuropediatra especializado em autismo.
      Um abraço!

  32. Edna disse:

    boa noite, achei a matéria mto interessante e o vídeo muito bom. Meu filho tem 2 anos e um pediatra ( que não acompanha ele) pediu para que ele passasse por todas as áreas médicas possíveis, disse que ele tem sinais de autismo, ele interage com outras crianças e adultos, come de tudo, a única coisa que ele tem crises de ” birra’ por qualquer coisa, chora e se joga no chão. Passei pelo neuro recentemente e ele pediu p fazer uma ressonância mas estou receosa por ter que utilizar anestesia geral nele. A oftalmo disse que ele não tem problema algum, não sei o que fazer. Medo de deixar pra lá mas tbm medo de ser alguma coisa.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Edna. É muito importante fazer os exames indicados, pois o diagnóstico e tratamento das crianças autistas nessa fase é de extrema importância. Fique tranquila, hoje em dia, as anestesias são muito seguras. Esperamos que dê tudo certo. Um abraço.

  33. Cristiano Diniz disse:

    Olá Edna.
    Meu nome é Cristiano Diniz, e sou médico (não sou neuropediatra). Gostaria de tranquilizá-la qto à anestesia, que hoje é extremamente segura, e, para exames, é quase sempre muito rápida. A criança quase nunca chega a ser entubada para exames, mas, mesmo que seja, não é uma situação de alto risco.

  34. Damarys disse:

    Amei o artigo, me senti literalmente abraçada. obrigada por essas informações

  35. Dayane disse:

    Bom dia, meu filho tem 3 anos. E de repente ele começou a ter “medo” de tirar a roupa , entrar no banheiro para tomar banho, escovar os dentes, e ele ama água. Se deixasse ele sem camisa a primeira reação era ir para a porta do banheiro separar o banho! Mas tem uma semana que tirar a roupa e o banho se tornou um caos , se alguém puder me ajudar ficarei agradecida

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Dayane! O ideal é buscar ajuda com um profissional, como um psicólogo, por exemplo, pois as causas para isso acontecer podem ser diversas, e contornar o problema pode exigir uma intervenção específica.

  36. Mercia disse:

    Achei de uma pertinência gigante essas informações!! Parabéns ! Está me ajudando muito!! Gratidão!

  37. Dra Mariza Xavier disse:

    Excelente Artigo. maravilhoso.

  38. Dra Mariza Xavier disse:

    Excelente Artigo, pertinente ao assunto TEA. maravilhoso.

  39. rafa disse:

    olá, estou realizando o meu tcc de graduação e este conteúdo é muito útil ao meu projeto, gostaria de saber como devo citar este artigo, obrigada!

    • Autismo em Dia disse:

      Olá! Pode citar a fonte como: “Autismo em Dia: Disfunção sensorial no autismo – entenda as perturbações na sensibilidade”. Um abraço. 💙

  40. Fabricia disse:

    gostei muito do texto, mais queria tirar uma Dúvida.
    meu filho tem 4 anos, ele fica apertando as orelhas por várias vezes ao longo do dia, pergunto sempre por q ele faz isso ele responde que elas estão geladas, assiste sempre os mesmo desenhos, ou q tenha sempre o mesmo personagem, comia alguns alimentos q hj não aceita mais, muitas vezes faço perguntas ele simplesmente não responde, fica parado me olhando como se não tivesse entendendo ou se não escutasse, será que ele pode ter autismo?

    • Autismo em Dia disse:

      Olá! Alguns dos comportamentos que você apontou são sim possíveis sinais de TEA. No entanto, apenas um especialista pode dizer isso com certeza. Indicamos que ele seja atendido por um neurologista especializado em autismo.
      Um abraço!

  41. Gabriela disse:

    Por mais que eu ache este texto muito bom e explicativo acho bom não tirarem informações do Autism Speaks. Essa instituição é várias vezes criticada por pessoas que pertencem ao espectro, e muitas coisas que eles falam são capacitistas.

  42. Zenaide Odair Magalhães Ferreira disse:

    Gostei muito do texto, minha neta é autista,ela tem 8 anos, não verbal,tem esteriótipos, é sensorial, alimentação seletiva,e no texto eu descobri que ela tem atitudes hiposensivel e atitudes hipersensível,ela anda desengonçada e as vezes nas pontas dos pés,a minha pergunta é porque ela ama passar o nariz no nariz de algumas pessoas parece um jeito de comunicar?

  43. Patricia disse:

    Olá!
    Sou professora de apoio a crianças autistas, gostaria de tirar uma dúvida a respeito de um aluno com TEA nível 3, não verbal, durante o momento dele fazer suas necessidades no vaso, ele coloca o dedo no bumbum para tentar tirar o cocô, e isso é muito frequente, mesmo que eu mostre a ele que não é apropriado e que não se pode tocar nas fezes, ainda assim ele continua a fazer. Como posso ajudá-lo a compreender que isso não é um comportamento apropriado?
    Grata desde já!

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Patrícia. Seria importante trabalhar essa questão em terapia, é um comportamento difícil de ensinar e até colocar em extinção, mas com ajuda de um psicólogo comportamental ele pode entender e isso ser aprendido. Já tentou falar com os pais dele? Seria importante orientá-los a buscarem essa ajuda. Um abraço! 💙

  44. SUELY RIBEIRO DO NASCIMENTO disse:

    Muito esclarecedor nas questões sensorias. Me ajudou bastante, pois estou iniciando na musicotarepia. Grata!

  45. Gleisiany Marques da Silva disse:

    Bom dia! Tenho um filho de 3 anos , ele anda nas pontas dos pés de vez em quando , seletivo a comidas , algumas frutas que ele comia não come mais , não dialoga o essencial conosco pai e mãe , mas fala tudo o que ouve nos desenhos e ele mesmo está se alfabetizando sozinho como por exemplo aprendeu a ler sozinho . gostaria de saber como faço pra que ele consiga falar o básico como: papai quero água, sendo que ele só aponta pro copo . posso considerar ele autista em qual grau ?

    • Juliana Canavese disse:

      Olá, Gleisiany. Apenas uma avaliação com especialista para confirmar o autismo. Um abraço!

  46. Paulo Rogerio disse:

    Olá bom dia!

    Tenho um filho Autista de 9 anos , Ele quando sai na rua ele não pode ver uma mancha no Asfalto q ele pula , grita , chora..

    A maioria das vezes tenho que carregar..

    As vezes eu nem sei como lhe dá com a situação…

    Só sei dizer q é muito difícil..

    Gostaria de informações como saber lhe dá com essas situações..

    Obrigado!

    Att, Paulo Rogerio

    • Juliana Canavese disse:

      Olá, Paulo. Tudo bem? Seria importante ele ter um acompanhamento psicológico, para entender o que mantém esse comportamento e ensiná-lo estratégias para lidar. Pode ser medo, ou outra questão, mas somente avaliando mesmo pra entender o porquê ele se comporta assim nessa situação. Imagino que seja muito difícil de lidar, espero ter ajudado. Um forte abraço!

  47. Aguiar disse:

    é possível que uma pessoa autista tenha hipo sensibilidade ao frio e hiperssensibilidade ao calor?

  48. Jacineide Aparecida Soares De Moraes disse:

    oi. muito bom. obrigada. minha amiga tem a Davi de 7 anos, autista fase 1 , ele não consegue se limpar ao fazer cocô. como posso ajudar.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Jacineide. Para o Davi, pode ser útil criar uma rotina visual ou usar jogos que ensinem as etapas do processo de forma divertida e simples. Também é importante reforçar positivamente os pequenos progressos. Se possível, uma consulta com um terapeuta ocupacional pode fornecer orientações personalizadas. Um abraço!

  49. Sara Karenina disse:

    eu acho que eu sou autista eu tenho 11 anos

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Sara. Obrigada por comentar por aqui, mas seria muito importante você dividir isso com um adulto da sua confiança. Quem sabe mostras o texto, o que acha? Força por aí. 💙

  50. Fernanda disse:

    Olá meu nome e Fernanda ! Meu filho tem 10 anos e alguns anos atrás ele colocava dedos na garganta e ficava cheirando todo tempo os dedos ! Agora voltou a colocar a mão na garganta novamente ! Pode ser uma busca sensorial ? pois ele e não verbal . Realmente não entendo. Não sei como ajudar .

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Fernanda! Esse comportamento pode, sim, estar relacionado a uma busca sensorial. Muitas vezes, crianças não-verbais encontram maneiras próprias de lidar com sensações ou desconfortos. Pode ajudar observar os momentos em que ele faz isso para entender se algo específico está desencadeando a ação, como ansiedade. Consultar um terapeuta ocupacional especializado em integração sensorial pode ser uma ótima ajuda para encontrar alternativas seguras e confortáveis para ele. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia