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Postado por Autismo em Dia em 22/mar/2020 - 1 Comentário
Aulas interrompidas, clínicas terapêuticas em recesso, quase todo mundo obrigado a ficar em casa e uma perigosa doença no ar. Nós, do Autismo em dia, estamos sempre preocupados com que você, pai, mãe e cuidador de crianças autistas recebam as informações corretas e necessárias. Neste período, onde a maioria das pessoas tem sido forçada a permanecer de quarentena por conta da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), trazemos até você um guia para orientar como cuidar de uma criança autista quando há uma limitação muito grande de atividades a fazer e um risco maior de desenvolvimento de doenças respiratórias.
Índice
Toda essa situação que acomete a sociedade é uma quebra de rotina preocupante à criança autista. Pessoas andando de máscara, aulas e terapias interrompidas e a sensação de medo no ar. Logo, crianças que já estão um pouco mais maduras, possivelmente se darão conta de que algo está acontecendo.
Para lidar com a situação, você que está envolvido diretamente com o cuidar de uma criança autista, também pode explicar para ela que, embora estejamos passando por um momento diferente do comum, nós sempre lidamos com outros “bichinhos” que ameaçam nossa saúde e que é por esse motivo que tomamos todo cuidado com nossa higiene no dia a dia.
A seguir, veja algumas dicas de como ajudar a criança a entender como isso funciona para sua autoproteção.
As histórias sociais são uma técnica de aprendizado muito utilizada para pessoas com autismo. É ideal para explicar situações pelas quais uma criança pode ter que passar em seu dia a dia, como preparação de alimentos, atender telefone, pegar o ônibus escolar e, claro, construir hábitos de higiene – entre outras coisas. Pode ser um vídeo, uma história em quadrinho, uma história ou qualquer forma que chame a atenção da criança. ¹
As histórias sociais são uma boa forma de explicar porque uma criança deve lavar várias vezes as mãos, tossir cobrindo a boca, não coçar os olhos e o nariz, entre outros hábitos. E sempre é possível incluir, naquilo que você estará contando, situações específicas do cotidiano daquela criança. Assim, você estará fazendo a criança ter mais confiança e lidar com menos surpresas desagradáveis, já que você, como adulto, saberá prever o que há de mais comum. ²
Ao criar, por exemplo, uma história onde a criança aprende a lavar as mãos, repita com ela quantas vezes for necessário. Você pode, também, imprimir a história de forma bem visual e deixar exposto próximo à pia. O site Storyboard That é uma das ferramentas disponíveis de graça na internet para você criar uma história social personalizada. Clique aqui e faça a sua!
Recentemente viralizou na internet um vídeo de uma mãe que propõe uma experiência divertida para explicar para sua filha a importância de lavar as mãos como forma de se prevenir contra o coronavírus. Se o seu filho consegue entender esse tipo de analogia, a ideia pode ser muito legal.
Mas lembre-se que nem todos os autistas têm facilidade para compreender analogias e faz-de-conta, por isso, antes de propor a atividade, avalie a resposta mais provável do seu filho, (com base nas brincadeiras que vocês já costumam fazer no dia a dia) para não irritá-lo ou deixá-lo ansioso em relação ao tema.
Outra técnica é ensinar os hábitos dividindo-os por etapas. Dessa forma, você pode perceber de maneiras específicas quais as verdadeiras dificuldades da criança. O hábito de lavar a mão, por exemplo, pode ser dividido assim: ¹
Essas tarefas cotidianas de higiene, como escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho, pôr a roupa suja para lavar, entre outras, precisam ser feitas todos os dias. Por isso, é importante mostrar à criança, de maneira prática e, preferencialmente, visual, que existe uma lógica na sequência desses afazeres. Você pode criar plaquinhas, por exemplo, que se conectem aos momentos daquela criança. Assim: ¹
Semelhantemente, se for pela manhã:
Quando se trata de higiene, ou seja, tarefas em contato com a pele, uma criança autista pode ter problemas sensoriais ligados a isso. Por isso, faça o que for possível para não deixar a criança irritadiça. Fique atento às seguintes questões e faça os ajustes necessários para que a criança não fique resistente ao hábito: ¹
Assim como o surto de coronavírus está fazendo agora, outras doenças respiratórias poderão afastar as crianças de suas rotinas. Além disso, algumas delas podem predispor a criança para o contágio da COVID-19. Por isso, é muito importante conhecer quais são elas e como podemos preveni-las.
A bronquite é uma inflamação nos brônquios, ou seja, os tubos que levam o ar da traqueia ao pulmão. Pessoas com bronquite estão no grupo de risco para o coronavírus, porque tem um pulmão mais enfraquecido, do ponto de vista de sua estrutura. Além disso, as doenças crônicas também deixam o sistema imunológico mais enfraquecido
A causa da bronquite pode ser viral ou bacteriana, e causa crises de tosse (o principal sintoma), falta de ar e, ocasionalmente, febre.
As dicas para evitar a bronquite envolvem: 5
Um dos problemas mais comuns entre os males respiratórios é a rinite, um problema onde o nariz é acometido de obstruções por coriza, coceiras, espirros e até alteração no olfato. Também causa incômodos na região óssea próxima ao nariz. As rinites podem ser alérgicas, não alérgicas e infecciosas. ³
Alguns cuidados básicos para impedir a rinite são: utilizar tecidos mais lisos e que não acumulem tanta poeira, limpar a poeira dos móveis e objetos com pano úmido, manter o ambiente ventilado e não acumular objetos que possam guardar o pó. 4
A rinite não faz parte grupo do risco para COVID-19. Mas a presença dela pode predispor o indivíduo a desenvolver asma e bronquite crônicas.
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, ela pode ter diferentes causas (entre elas o contágio por coronavírus). Diferente de uma gripe, a pneumonia não é uma doença que se transmite de uma pessoa para a outra.
A pneumonia é uma complicação de outros problemas de saúde, como uma gripe mal cuidada ou, no caso de uma pessoa em situação de risco (com a imunidade baixa), a exposição a lugares empoeirados, com uso constante de ar condicionado ou mudanças bruscas de temperatura. 6
Ao jornal Washington Post, uma mãe contou como o cancelamento das aulas afetou o humor de seu filho autista, de 8 anos. Depois de 6 meses tentando a adaptação numa turma de segunda série, o filho finalmente estava se habituando. O menino não conseguiu entender a mudança numa rotina a qual ele finalmente tinha tomado como sua vida normal – e sabemos como uma rotina bem estruturada é necessária para uma criança autista. NA criança não queria mais comer as comidas que a mãe dava, passou a se estressar mais fácil com o irmão mais novo e voltou a se isolar da família. 7
Nesta época de isolamento por conta da pandemia de coronavírus, essa pode ser uma realidade de muitas famílias de crianças com TEA. Por isso, é muito importante saber como cuidar de uma criança autista nesse período, pois ela vai precisar de todo o suporte que você puder dar.
Assim como no período de férias, você terá de preparar a criança para a realidade de uma nova rotina. A diferença é que dessa vez você não pode levá-la ao parquinho, ao cinema ou mesmo às terapias que ela frequenta. Será preciso uma dose extra de criatividade para que a casa e, no máximo o quintal, entreguem tudo que a criança precisa.
Ao Washington Post, Geraldine Dawson, diretora do Centro para Autismo e Desenvolvimento Cerebral Duke, nos Estados Unidos, aconselha os pais a não esconderem os fatos da criança, e explicarem a situação da forma que for mais adequada à comunicação da criança.
Já Matthew Lerner, professor de psicologia, psiquiatria e pediatria da Universidade Stony Brook, em Nova York, explica que é necessário mapear momentos âncora dessa criança, em que possam ser estabelecidas novas rotinas ao longo do dia. Isso pode ser no período da tarde, da manhã, ou da noite, como for melhor. A partir dessas dicas, você pode criar um cronograma bem visual para a criança acompanhar tudo que você planejou para ela durante os dias de reclusão.
Para todos os efeitos, esse é um momento onde você pode ajudar a criança a se preparar para momentos de dificuldade e, aqui, novamente cabe a utilização de histórias sociais para ajudar a lidar com a incerteza desse momento. Você pode criar histórias sobre um dia em que as coisas não saem como o esperado por exemplo. Afinal, para típicos e atípicos, a situação é incerta para todos.
Nesse período, você vai passar mais tempo com seu filho, e precisará entretê-lo com atividades que tanto estimulem o desenvolvimento como respeitem os limites dessa criança. Mas como cuidar de uma criança autista no que diz respeito às atividades lúdicas? Aqui vão algumas dicas de atividades perfeitas para fazer dentro de casa.
Jogos, em geral, podem ser um ótimo estímulo, mas especificamente para esta fase de quarentena esses jogos trabalham a lógica de que não é possível prever o que vai acontecer. E é justamente isso que você, como responsável, estará enfrentando. Um grande desconhecido do tempo da duração do isolamento e como as escolas agirão na rotina dos alunos após este período.
Dica barata e muito criativa é criar, junto com seu filho, uma garrafa sensorial. Você pode utilizar uma garrafa pet e materiais como glitter, corante, bolinhas de gude, botões, entre outras coisas. Misture tudo isso com água e encha a garrafa. É uma atividade que tem uma meta – encher a garrafa – e ao mesmo tempo é livre, colorida e ajuda a criança a se concentrar num objetivo.
Não é porque você e seu filho precisam ficar dentro de casa que as atividades não podem ter movimento. Se você tem um quintal, um terraço ou mesmo um bom espaço na sala ou no quarto, coloque sua criança para se movimentar. Afinal, atividades físicas são altamente recomendadas para a criança autista desenvolver coordenação motora, equilíbrio, espelhamento de movimentos, entre outros benefícios. As opções de brincadeiras são diversas, e podem envolver jogos com bolas, corridas de saco, peteca, cócegas, entre outros.
Nós também preparamos um e-book super legal com ideias de brincadeiras que além de divertidas, também podem ajudar a estimular algumas áreas do desenvolvimento da criança autista. Baixe e divirta-se com seu pequeno em um horário que fique confortável para os dois. Mas lembre-se que esse é um momento de lazer, não mais uma tarefa para cumprir 🙂
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Gostou das nossas dicas e como cuidar de uma criança autista durante a quarentena? Deixe seu comentário e conte como tem sido a sua rotina com esses pequenos. Algo que tem te ajudado pode ajudar muitas outras pessoas também 🙂
Referências bibliográficas e a data de acesso
1. Study – 22/03/2020
2. Storyboard That – 22/03/2020
3. Minha Vida – 22/03/2020
4. Supera Farma – 22/03/2020
5. Dráuzio Varella – 22/03/2020
6. Minha Vida – 22/03/2020
7. The Washington Post – 22/03/2020
8. Kids Connect – 22/03/2020
9. G1 – 22/03/2020
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Pra mim tem sido difícil ficar sem ver meu irmão autista =/ Sou casada e ele mora com a minha mãe. Saudades antecipadas do meu lindo <3 Por enquanto vamos nos vendo por vídeo-chamada.