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Postado por Autismo em Dia em 02/fev/2024 - 22 Comentários
Compreender os desafios únicos enfrentados por quem convive com o autismo de nível 3 é essencial para fornecer um apoio eficaz. Também conhecido como autismo grave, é caracterizado por deficiências significativas na comunicação, interação social e comportamento. No entanto, capacitar pessoas com autismo de nível 3 requer uma abordagem abrangente que atenda às suas necessidades e habilidades específicas.
Neste texto, exploramos as diversas estratégias e intervenções que podem causar um impacto positivo na vida de pessoas com autismo grave. Portanto, ao compreender os princípios implícitos ao apoio no autismo de nível 3 e os seus benefícios, podemos criar um ambiente que promova o crescimento, a independência e a qualidade de vida. Desde programas e terapias educacionais especializadas até tecnologias assistenciais e planos de apoio individualizados, o apoio ao autismo de nível 3 abrange uma ampla gama de intervenções adaptadas para atender às necessidades únicas de cada um.
Índice
É um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta os indivíduos de maneira significativa. Sendo assim, é caracterizado por prejuízos substanciais na comunicação, interação social e comportamento. Pessoas com autismo de nível 3 podem ter capacidade verbal limitada ou podem não falar. Frequentemente, eles têm dificuldade em compreender e responder aos sinais sociais e podem se envolver em comportamentos repetitivos ou desafiadores.
Os desafios enfrentados por pessoas com autismo grave são únicos e impactam significativamente suas vidas diárias. As dificuldades de comunicação podem levar à frustração e ao isolamento, tornando difícil para os indivíduos expressarem eficazmente as suas necessidades e emoções. As interações sociais podem ser opressoras e confusas, levando a dificuldades na construção e manutenção de relacionamentos. Sendo assim, comportamentos desafiadores, como automutilação ou agressão, podem surgir como resultado de dificuldades de comunicação e de processamento sensorial.
O apoio ao autismo de nível 3 desempenha um papel crucial na capacitação de quem tem autismo grave, ajudando a levarem uma vida melhor. Ao fornecer o apoio e os recursos certos, podem desenvolver habilidades, melhorar a comunicação e construir conexões significativas com outras pessoas. O apoio eficaz também pode ajudar a gerir comportamentos desafiantes, melhorar a integração sensorial e promover a independência e a autorrepresentação.
A forma de apoiar abrange uma variedade de abordagens adaptadas para atender às necessidades exclusivas de cada pessoa. Essas abordagens podem incluir programas educacionais especializados, terapias, tecnologias assistivas e planos de apoio individualizados. Então, ao combinar várias estratégias, podem receber apoio abrangente e integral.
As intervenções comportamentais são uma componente chave. A Análise Aplicada do Comportamento (ABA) é uma abordagem amplamente utilizada que se concentra no ensino de novas habilidades, melhorando o comportamento e reduzindo comportamentos desafiadores. ABA utiliza reforço positivo e métodos de ensino estruturados para desenvolver comportamentos apropriados e melhorar a qualidade de vida geral.
Estratégias de comunicação eficazes são cruciais para expressarem suas necessidades, desejos e emoções. Os sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (AAC), como os sistemas de comunicação por troca de imagens (PECS) ou dispositivos geradores de fala, podem fornecer formas alternativas de comunicação. Também, histórias sociais, cronogramas visuais e suportes visuais também podem ajudar a pessoa a compreender e navegar em suas rotinas diárias.
As técnicas de integração sensorial são essenciais, muitas vezes enfrentam dificuldades de processamento sensorial. Portanto, a terapia ocupacional pode ajudar a desenvolver habilidades de regulação sensorial e abordar sensibilidades sensoriais. Dietas sensoriais, salas sensoriais e o uso de ferramentas sensoriais podem fornecer o apoio necessário para gerenciar desafios sensoriais e melhorar o bem-estar geral.
A tecnologia assistiva desempenha um papel significativo. Desde dispositivos geradores de fala até aplicativos e softwares projetados para indivíduos com autismo grave, a tecnologia assistiva pode melhorar a comunicação, apoiar a aprendizagem e promover a independência. Por isso, estas ferramentas tecnológicas oferecem a oportunidade de se expressarem, interagirem com o mundo e acederem eficazmente aos recursos educacionais.
O apoio da família e da comunidade é vital para capacitar pessoas com autismo de nível 3. As famílias muitas vezes desempenham um papel central no fornecimento de apoio contínuo e na defesa de seus entes queridos. Organizações comunitárias, grupos de apoio e programas de inclusão também contribuem para a criação de um ambiente inclusivo e de apoio para indivíduos com autismo de nível 3. Assim, ao promover a compreensão, a aceitação e a colaboração, as famílias e as comunidades podem fazer uma diferença significativa na vida dessas pessoas.
O apoio ao autismo de nível 3 oferece a oportunidade de atingir seu pleno potencial. Ao compreender os desafios únicos enfrentados pelas pessoas com autismo de nível 3 e ao implementar intervenções e estratégias apropriadas, podemos criar um ambiente que promova o crescimento, a independência e a qualidade de vida. Através dos esforços coletivos de famílias, profissionais e comunidades, podemos capacitar autistas nível 3 de suporte para levarem vidas plenas, de fato, dentro das suas possibilidades.
Capacitar pessoas com autismo de nível 3 não envolve apenas fornecer apoio; trata-se de reconhecer os seus pontos fortes, respeitar a sua individualidade e criar oportunidades para que floresçam e contribuam para a sociedade. Juntos, podemos causar um impacto positivo e duradouro na vida de quem tem autismo grave.
Este foi nosso texto sobre autismo de nível 3. Deixe um comentário se você gostou e continue navegando em nosso Blog. Também acompanhe o Autismo em Dia no Instagram!
Até mais!
Referências:
1- Autismo e realidade – acesso em 11/12/2023
2- Drauzio Varella – acesso em 11/12/2023
“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”
Interessante o texto, não sabia que estava dividido , parecido com deficiência mental, leve, moderada ou severa/grave. Ja ouvir autista reclamando que autismo não têm nivel.Tenho 2 alunos uma menina de 17 anos e um menino de 13, ambos não falam, emitem pequenos sons, não interagem e a menina ainda é agressiva com qualquer pessoa que se aproxime. o texto esclareceu alguns pontos. acredito que nem a família está ciente dessa condição que pode ter seus filhos.
Olá, Lilian. É muito importante sim que as pessoas entendam o nível de suporte, pois cada autista vai precisar de tipos diferentes de tratamentos. Quanto mais informação, melhor! Um abraço 💙
como trabalhar criança autista 03 graus
Olá, Maria Aurilene. Precisa de um equipe multidisciplinar, busque primeiro um psicólogo que utilize ABA para juntos iniciarem um plano de tratamento. Um abraço 💙
boa noite, me chamou Ivanildo c ribeiro
eu gostei muito das informações e quero dizer que eu já aprendi um pouco com vcs.
parabéns pelas informações o trabalho de vcs sobre o autismo é maravilhoso.
obrigada.
Olá, Ivanildo. Obrigada 💙
Boa noite, me chamou Janete, comecei a um mês como cuidadora educacional, meu aluno de 7 anos tem autismo nível e deficiência intelectual, ele não fala, não tem muito o que fazer com ele na sala de aula, o que vc me orienta a trabalhar com ele, como atividade, brincadeiras, atividades lúdicas .., na escola não tem profissional do AEE, para que venha me orientar. Desde já agradeço 😊
Olá, Janete! É ótimo ver o seu interesse em ajudar o seu aluno. Aqui estão algumas sugestões de atividades e estratégias que podem ser úteis:
Comunicação Visual: Use cartões com imagens ou figuras simples para ajudar o aluno a expressar suas necessidades e desejos, como comida, banheiro, brinquedo favorito, etc. Isso pode facilitar a comunicação e reduzir a frustração.
Atividades Sensoriais: Explore atividades sensoriais que estimulem os sentidos do seu aluno, como caixas de areia, massinha de modelar, bolhas de sabão, tecidos com texturas diferentes, entre outros.
Rotinas e Estrutura: Crie uma rotina previsível e estruturada para o seu aluno, com atividades claras e objetivas. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais seguro e confortável no ambiente escolar.
Esperamos ter ajudado, um abraço!
me chamo Sandra, gostei muito do conteúdo aprendi bastante dou apoio para um aluno autista nível 3 ele é muito inteligente, mas um pouco impulsivo estamos em fazer de adaptação.obg
💙
boa noite!
Não sabia q autismo tem níveis diferentes,e interessante ,e e bem complexo,o nível 3 por exemplo,e bem complicado,ele e bastante diferente,eu achei o texto incrível,gostaria de saber mais de como ajudar ou, fazer alguma coisa para poder entender e dar uma
melhor qualidade de vida para essas criança !
obrigado por toda informação !
Olá, Mauro. Que bom que gostou e que tem interesse em aprofundar o conhecimento. Temos vários textos no Blog e materiais gratuitos para você baixar e estudar mais sobre o TEA. Boa sorte e um abraço!
Olá ! me chama Jadilsa sou interprete de libras e fui contratada pra acompanhar uma criança em uma UE,ch gando na mesma a aluna é Autista nível 3 de suporte,com prejuízo na línguagrm e e deficiência intelectual e perda auditiva.,a UE naomtek.nenhuma estrutura pra uma criança como ela , não sei onde fazer se a própria unidade já desistiu da mesma. Mas estou sensível e quero tentar alguma comunicação já que ela só come e grita quando onque és a comendo acaba ,vejo que ela está condicionada a isso
Oi, Jadilsa! É um desafio grande, mas sua sensibilidade e disposição em ajudar fazem toda a diferença. Talvez você possa tentar se comunicar com ela através de gestos simples ou expressões faciais para começar a criar uma conexão. Mesmo que a estrutura não seja ideal, sua presença pode trazer algum conforto para ela. Cada pequeno passo é importante. Força, um abraço!
Como é bom ter informação correta. Meu filho tem 12 anos e confesso que ainda está meio confusa em como ajudar meu filho com Autismo nível 3..Nao é fácil, mas com informação e conhecimento sobre o assunto. Deixa tudo um pouco mais leve. Parabéns pessoal do Autismo em Dia.
Olá, Adeilda. Obrigada pelo seu comentário. Um abraço!
tenho uma amiga com filha de 5 anos autista nível 3
foi muito bom conhecer melhor ,e ter uma direção a tomar.
muitíssimo obrigado
Oi, José Luiz. De nada!
boa tarde…
Recebemos em uma escola normal um autista de 9 anos nível 3 que nunca recebeu intervenções e tratamentos terapêuticos. Assim a agressividade do mesmo tem atentado quanto a integridade física dele mesmo, de alunos e profissionais. Como podemos orientar o pai dessa criança para que ele primeiro procure ajuda através de terapias e após o ingresso do aluno a escola normal. Isso seria possível, mesmo sendo pela lei a obrigatoriedade dessa criança na escola?
Grata.
Oi! É uma situação delicada, e é importante acolher tanto a criança quanto a família. Seria ideal sugerir ao pai que busque orientação especializada para ajudar a criança a desenvolver habilidades que facilitem sua adaptação escolar. Terapias específicas podem ser essenciais para reduzir comportamentos agressivos e promover o bem-estar do aluno e de todos ao redor. Enquanto isso, a escola pode trabalhar em conjunto com a família para criar um ambiente mais seguro e acolhedor, respeitando os direitos da criança.💙
olá tenho autista nível 3 , e ele joga tudo e agressivo na escola . o que faço pra melhor a qualidade dele na escola .
Oi! Entendo como essa situação pode ser difícil. Buscar apoio de profissionais como terapeutas ocupacionais, psicólogos e a equipe da escola pode ajudar a entender melhor o que está causando esse comportamento e criar estratégias para lidar com ele. A comunicação constante com a escola e o uso de técnicas como reforço positivo podem fazer uma grande diferença. 💙