Autismo e Brinquedos: Descubra quais são os melhores para estimular habilidades sociais


Postado por Autismo em Dia em 21/fev/2024 - 6 Comentários

Descobrir os melhores brinquedos para estimular as habilidades sociais em crianças autistas pode ser um divisor de águas em seu desenvolvimento. O autismo muitas vezes afeta a capacidade da criança de se comunicar e interagir com outras pessoas. Entretanto, a brincadeira é uma ferramenta essencial que pode ajudar a preencher essas lacunas sociais.

Exploraremos uma série de brinquedos que ajudam a desenvolver habilidades sociais. Esses brinquedos não apenas envolvem a criança, mas também incentivam a interação e a comunicação com outras pessoas. De jogos de tabuleiro cooperativos a conjuntos de brincadeiras de faz de conta, há várias opções disponíveis que podem atender às necessidades exclusivas de cada criança.

Ao incorporar esses brinquedos nas brincadeiras, os pais e cuidadores podem proporcionar um ambiente agradável e de apoio para que as crianças com autismo desenvolvam suas habilidades sociais. Além disso, esses brinquedos também podem beneficiar irmãos e colegas, pois criam oportunidades para brincadeiras inclusivas e uma compreensão mais profunda do autismo. Veja outro texto que temos sobre esse assunto!

Junte-se a nós e mergulhe no mundo dos brinquedos que estimulam as habilidades sociais das crianças com autismo.

Índice

Compreender a importância das brincadeiras para crianças autistas

A brincadeira desempenha um papel vital no desenvolvimento de todas as crianças, mas é especialmente importante para aquelas com autismo. Para essas crianças, o brincar não é apenas sobre diversão, mas também sobre aprender e desenvolver habilidades sociais. Através da brincadeira, as crianças com TEA têm a oportunidade de praticar interações sociais, melhorar a comunicação e desenvolver relacionamentos com os outros.

Uma das razões pelas quais a brincadeira é tão eficaz para essas crianças é que ela é uma atividade natural e não ameaçadora. Ao contrário de situações sociais mais estruturadas, como a sala de aula, a brincadeira permite que as crianças experimentem diferentes papéis, interajam com outras pessoas e pratiquem novas habilidades de forma divertida e descontraída. Isso cria um ambiente seguro para elas se expressarem e explorarem o mundo ao seu redor.

Além disso, a brincadeira também ajuda a desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e motoras, fundamentais para o desenvolvimento global de uma criança. Ao se envolverem em atividades lúdicas, as crianças com TEA podem aprimorar sua atenção, concentração, resolução de problemas e coordenação motora. Isso não apenas beneficia seu desenvolvimento geral, mas também fortalece suas habilidades sociais e sua capacidade de interagir com os outros.

Fonte: Envato/Por nrradmin

Benefícios do uso de brinquedos para estimular habilidades sociais em crianças com autismo

Os brinquedos desempenham um papel crucial no estímulo das habilidades sociais em crianças com TEA. Eles oferecem uma forma concreta e tangível de aprendizado e interação, permitindo que as crianças pratiquem habilidades sociais de uma maneira divertida e envolvente. Por isso, aqui estão alguns dos principais benefícios do uso de brinquedos para estimular habilidades sociais em crianças com autismo:

1. Engajamento e motivação: Os brinquedos atraentes e interativos são capazes de captar a atenção das crianças com autismo e mantê-las engajadas por períodos mais longos. Isso é especialmente importante, pois a motivação é um fator-chave para o aprendizado e a prática de habilidades sociais.

2. Promoção da interação: Brinquedos que incentivam a interação entre as crianças são ótimas ferramentas para promover habilidades sociais. Jogos de tabuleiro cooperativos, por exemplo, requerem que as crianças trabalhem em equipe, se comuniquem e tomem decisões juntas.

3. Estímulo da comunicação: Brinquedos que estimulam a comunicação são essenciais para crianças com autismo, que têm muitas vezes dificuldades nessa área. Jogos de imitação, por exemplo, podem ajudar a desenvolver habilidades de linguagem e comunicação, incentivando as crianças a imitarem sons, palavras e frases.

Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios que os brinquedos podem trazer para o desenvolvimento das habilidades sociais em crianças com autismo. Portanto, é importante escolher os brinquedos certos e incorporá-los na rotina de brincadeiras. Assim, os pais e cuidadores podem criar um ambiente estimulante e apoiador para o crescimento e desenvolvimento dessas crianças.

Tipos de brinquedos recomendados para promover a interação social

Existem diversos tipos de brinquedos recomendados para promover a interação social em crianças com autismo. Um desses tipos são os brinquedos de faz-de-conta, que permitem que a criança explore diferentes papéis e situações sociais. Por exemplo, conjuntos de cozinha ou de médico podem permitir que a criança desenvolva habilidades de comunicação e interação ao desempenhar diferentes personagens e cenários.

Outro tipo de brinquedo recomendado são os jogos de tabuleiro cooperativos. Nesse tipo de jogo, todos os participantes trabalham juntos para alcançar um objetivo comum, em vez de competir uns contra os outros. Esses jogos incentivam a colaboração, a comunicação e a resolução de problemas em grupo, estimulando o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com autismo.

Os brinquedos sensoriais também são uma opção interessante para crianças com autismo. Esses brinquedos estimulam os sentidos, como o tato, a visão e a audição, e podem ajudar a aumentar a consciência sensorial da criança. Então, pode ser especialmente benéfico para crianças autistas, que têm muitas vezes sensibilidades sensoriais específicas.

Fonte: Envato/Por MarishkaTR

 Brinquedos que estimulam a brincadeira imaginativa e o desenvolvimento da linguagem

A brincadeira imaginativa é uma forma poderosa de estimular habilidades sociais e linguagem em crianças com autismo. Brinquedos como bonecas, carrinhos e conjuntos de faz-de-conta oferecem oportunidades para a criança criar histórias, desempenhar diferentes papéis e desenvolver habilidades de comunicação.

Por exemplo, ao brincar com bonecas, a criança pode praticar habilidades de interação social, como fazer perguntas, responder e expressar emoções. Além disso, a brincadeira imaginativa também pode ajudar a criança a desenvolver habilidades narrativas, como contar histórias, criar diálogos e usar a imaginação de forma criativa.

Os conjuntos de faz-de-conta, como cozinhas, lojas e escolas, também são ótimos recursos para estimular a brincadeira imaginativa e o desenvolvimento da linguagem em crianças com autismo. Esses conjuntos permitem que a criança simule diferentes situações sociais e pratique habilidades de comunicação, como pedir, negociar e seguir instruções.

Brinquedos sensoriais para crianças com autismo

Os brinquedos sensoriais são uma excelente opção para crianças com autismo, pois estimulam os sentidos e podem ajudar a criança a se acalmar e se concentrar. Esses brinquedos são geralmente feitos com diferentes texturas, cores e sons, oferecendo uma experiência sensorial rica para a criança.

Existem várias opções de brinquedos sensoriais para crianças com autismo. Por exemplo, brinquedos de massinha ou slime podem ajudar a criança a desenvolver habilidades motoras finas e controlar a ansiedade. Brinquedos de água ou areia também podem ser muito divertidos e estimulantes para a criança explorar diferentes texturas e sensações.

Além disso, os brinquedos sensoriais também podem ser úteis para ajudar a criança a se acalmar em situações de sobrecarga sensorial. Por exemplo, um brinquedo de bola de massagem ou um tapete de texturas podem proporcionar uma sensação reconfortante e ajudar a criança a se sentir mais segura e relaxada.

Fonte: Envato/Por OlgaSmolina

Brinquedos interativos para praticar a troca de turnos e o compartilhamento

A prática de turn-taking (um de cada vez) e compartilhamento é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com autismo. Brinquedos interativos podem ser uma ótima maneira de proporcionar essas oportunidades de prática.

Jogos de encaixe, por exemplo, são excelentes para praticar turn-taking, já que cada jogador precisa esperar sua vez para encaixar sua peça. Jogos de memória também são uma ótima opção para praticar turn-taking e memória, além de estimular a interação e a comunicação entre os jogadores.

Brinquedos de construção, como blocos de montar, também podem ser usados para praticar compartilhamento. As crianças podem construir juntas, compartilhando os blocos e colaborando para criar algo. Essa interação compartilhada pode ajudar a criança a entender a importância do compartilhamento e a praticar essa habilidade.

Desenvolvendo a Cooperação com jogos

Os jogos cooperativos são uma excelente opção para promover habilidades sociais em crianças com autismo. Esses jogos encorajam a colaboração, a comunicação e o trabalho em equipe, ao contrário dos jogos competitivos em que um jogador vence e os outros perdem.

Um exemplo de jogo cooperativo é o “Quebra-Cabeça em Grupo”, onde todos os jogadores trabalham juntos para montar um quebra-cabeça. Esse tipo de jogo estimula a comunicação, a colaboração e a resolução de problemas em grupo, enquanto também promove uma sensação de pertencimento e trabalho em equipe.

Outro exemplo é o jogo “Torre de Equilíbrio”, onde os jogadores precisam trabalhar juntos para construir uma torre estável sem derrubá-la. Esse jogo promove a comunicação, o planejamento e a coordenação entre os jogadores, além de estimular a paciência e a espera pela vez de cada um.

Dicas para escolher os brinquedos certos para crianças com autismo

Ao escolher brinquedos para crianças com autismo, é importante levar em consideração suas necessidades e preferências individuais. Aqui estão algumas dicas para ajudar na escolha dos brinquedos certos:

1. Observe as preferências da criança: preste atenção aos tipos de brinquedos que a criança demonstra interesse e prazer em brincar. Isso pode ajudar a direcionar a escolha de brinquedos que estimulem suas habilidades sociais.

2. Considere a idade e o nível de desenvolvimento da criança: escolha brinquedos que sejam adequados à idade e ao estágio de desenvolvimento da criança. Brinquedos muito avançados podem ser frustrantes, enquanto brinquedos muito simples podem não desafiar o suficiente.

3. Valorize a diversidade: ofereça uma variedade de brinquedos que estimulem diferentes habilidades sociais. Isso pode incluir brinquedos sensoriais, brinquedos de faz-de-conta, jogos cooperativos e muito mais.

4. Leve em consideração as sensibilidades sensoriais: crianças com autismo podem ter sensibilidades sensoriais específicas. Escolha brinquedos que sejam confortáveis para a criança em termos de texturas, sons e cores.

5. Inclua a criança na escolha: converse e envolva a criança no processo de escolha dos brinquedos. Isso pode ajudar a aumentar seu engajamento e motivação durante a brincadeira.

Fonte: Envato/Por kanthitas

O impacto das brincadeiras no desenvolvimento social de crianças autistas

A terapia de brincadeira é uma abordagem terapêutica eficaz para crianças com TEA. Ela utiliza a brincadeira como uma forma de desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Aqui estão algumas maneiras de incorporar técnicas de terapia de brincadeira nos jogos:

1. Use a brincadeira como uma oportunidade de ensino: durante a brincadeira, aproveite as oportunidades para ensinar habilidades sociais, como esperar pela sua vez, compartilhar brinquedos e expressar emoções.

2. Introduza elementos de desafio: adicione elementos de desafio aos jogos para estimular o desenvolvimento de habilidades. Isso pode incluir regras adicionais, objetivos específicos ou limitações de tempo.

3. Ofereça apoio e incentivo: forneça apoio e incentivo à criança durante a brincadeira. Elogie seus esforços, ofereça encorajamento e esteja presente para ajudar quando necessário.

4. Promova a comunicação: incentive a comunicação durante a brincadeira, seja através de palavras, gestos ou expressões faciais. Estimule a criança a se expressar e a entender as emoções dos outros.

5. Crie um ambiente de diversão e segurança: certifique-se de que a brincadeira seja divertida e segura. Crie um ambiente acolhedor, onde a criança se sinta confortável e confiante para explorar e experimentar.

Brincar é uma das melhores formas de ajudar as crianças em seu desenvolvimento. Não deixe de enriquecer o dia a dia das crianças, inovando com brinquedos e brincadeiras estimulantes para elas.

Gostou do nosso texto, então deixe o seu comentário e continue navegando em nosso Blog. 

Referências:

1- Inspirados pelo autismo – acesso em 01/12/2023

2- Tismoo – acesso em 01/12/2023

“O Autismo em Dia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. O Autismo em Dia repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

6 respostas para “Autismo e Brinquedos: Descubra quais são os melhores para estimular habilidades sociais”

  1. Kelen da Silva Santos disse:

    Boa noite eu gostei muito dos relatos dos brinquedos, mais gostaria de sabe mais um pouco sobre os brinquedos que são produzidos de caixas de pizza,e pra qual é o grau do autismo.

    • Autismo em Dia disse:

      Olá, Kelen. A escolha dos brinquedos vai depender muito da preferência de cada um. Um abraço

  2. Andréa De Paula Tavares Ferro disse:

    Olá! Achei satisfatório e estimulante, e ampliou meu conhecimento!…Me deu várias ideias de como desenvolver, dentro de um contexto de abilidades de interação sóciais, uma didática na qual o objetivo individualizado,cognitivo. a cada criança, reflete no desenvolvimento adquirido por estímulos, de características individuais de cada ser “em” , e, “para” seu desempenho e desenvolvimento enterativo, socialmente e c

  3. Luciene disse:

    Boa tarde
    É possível compartilhar uma lista de recursos (materiais lúdicos, brinquedos…) para trabalho em unidade escolar com crianças T.E.A. de diferentes níveis.
    grata
    Luciene

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Este conteúdo é de autoria e propriedade do Autismo em Dia