Autismo em palavras: 15 termos para entender o transtorno


autismo em palavras

Postado por Autismo em Dia em 26/nov/2021 - 37 Comentários

O que você sabe sobre comorbidades? E, por exemplo, sobre propriocepção? Parece coisa de outro mundo, não é mesmo?  O transtorno do espectro do autismo é algo tão amplo e complexo que, muitas vezes, você pode ficar perdido em meio a tantos termos. Por isso, hoje vamos explicar o autismo em 15 palavras que você, com frequência, vai ler ou ouvir em textos, vídeos e consultas médicas.

Muitas pessoas já estão familiarizadas com o que vamos falar a seguir. Porém, para muitos pais, mães, avós, tios, professores o autismo ainda é uma realidade nova. O artigo a seguir é um guia essencial para você entender, de fato, o que são as principais coisas que acontecem no autismo. É, principalmente, uma forma de você ter alguma autonomia quando for buscar conhecimento de qualidade para lidar com alguém que esteja no espectro.

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Fonte: Pexels – Foto de Tara Winstead

Índice

1 – Ecolalia

Ecolalia significa a repetição de sons, palavras ou até frases inteiras. Quem tem ecolalia como uma das comorbidades do autismo, nem sempre consegue expressar o que sente ou precisa de uma forma eficiente. No entanto, esta pessoa tende a repetir o que ouve. Por exemplo: se você fizer uma pergunta a um autista com ecolalia, é possível que ele repita a pergunta em vez de respondê-la. ¹

2 – ABA

ABA, ou método ABA, como também é chamado, é uma sigla para Applied Behavioral Analysis. Em tradução livre, é a análise do comportamento aplicada. E é, sem dúvida, um dos métodos de intervenção mais populares entre os autistas atualmente.

A proposta do método ABA é que terapeutas ensinem habilidades comunicativas, sociais, acadêmicas e autocuidado. Assim, o método prevê a diminuição de comportamentos prejudiciais ou aqueles que podem afetar o aprendizado. ¹

3 – Meltdown/Shutdown

O meltdown é um termo em inglês que, na prática, é usado em referência aos colapsos que podem acontecer com um autista. Por ter início, em geral, com episódios de raiva, o meltdown é, muitas vezes, confundido com acessos de fúria. No entanto, o meltdown é uma forma de reação do corpo em situações confusas ou que sejam estimulantes demais. ²

O meltdown pode ser algo mais expansivo e visível. No entanto, a reação também pode ser silenciosa, o que chamamos de Shutdown. A dica é prestar atenção se o autista teve uma reação atípica de comportamento repentinamente. ²

4 – Stimming (comportamento repetitivo)

Uma das palavras mais comuns no autismo é o stimming, que nada mais é que o comportamento repetitivo. Inclusive, muita gente que não tem tanta familiaridade com o autismo tem o comportamento repetitivo como uma forma de definir o autismo. Porém, é sempre bom lembrar que o autismo é uma soma de fatores e não apenas um comportamento, ainda que ele seja algo mais visível. ³

Muitas pessoas autistas, por exemplo, apresentam comportamentos clássicos como girar objetos, balançar o corpo, bater palmas ou enfileirar coisas. Geralmente, esses comportamentos ajudam o autista a aliviar o estresse e a super estimulação. Ou seja, o stimming não é algo necessariamente ruim ou prejudicial. Pode, inclusive, funcionar em casos de meltdown. ³

autismo em palavras

Fonte: Pexels – Foto de Bess Hamiti

5 – Programação visual

Programações visuais são ótimas para trabalhar comportamentos em autistas que tenham alguma dificuldade de entender alguns conceitos. É uma forma prática de fazê-los entender, por exemplo, tarefas diárias, emoções, entre outras coisas. A programação visual também ajuda na transição de uma tarefa para outra, já que dá indicações do que o autista pode esperar de uma situação que ainda não aconteceu. ¹

Entre as palavras importantes no autismo que já listamos até aqui está o ABA, que é muito apoiado em programações visuais.

6 – Síndrome de Savant

A síndrome de Savant aponta para aqueles autistas que têm muito conhecimento numa área especializada – seja ela qual for. Não por acaso, autistas Sanvants são tidos como gênios, porém, essa não é a interpretação mais adequada do que é a síndrome. Claro que a inteligência chama atenção e a raridade do surgimento também, mas é um equívoco condicionar a inteligência de um autista à síndrome. 4

7 – Habilidade de fragmentação

Uma pessoa com autismo tem boas chances de ter habilidades fragmentadas. Ou seja, fazer uma ou mais coisas muito bem, enquanto outras habilidades aparentemente simples podem ser muito mais difíceis. ¹

8 – Transtorno de processamento sensorial

Outra das palavras mais comuns quando o assunto é autismo é “sensorial”, já que essa é uma questão que pode tomar diferentes formas. Uma desordem de processamento sensorial é uma condição neurológica em que os sinais sensoriais não trabalham do jeito certo. Assim, quando há a desordem, o corpo reage de maneiras extremas a certos estímulos. Por exemplo, se uma criança autista se sente muito irritada com a textura de certo alimento ou de algum material.

Essa é uma desordem que pode causar muitos transtornos, já que frequentemente ela interfere limitando hábitos importantes para uma vida saudável.

adolescente autista

Fonte: Pexels – Foto de Cottonbro

9 – Sistema vestibular

No corpo humano, o sistema vestibular é o que dá a orientação espacial e o equilíbrio. Sendo assim, é por ele que coordenamos nossos movimentos. Muitos autistas tem dificuldade de controlar movimentos. Um exemplo claro que, inclusive, já abordamos aqui o blog é a questão do andar na ponta dos pés.

10 – Propriocepção

Na mesma linha do sistema vestibular, há, igualmente, a propriocepção, que é a capacidade do corpo de sentir em que posição estamos em relação às outras coisas. A propriocepção também mede a força necessária para criar esse movimento levando em conta as coisas que estão próximas. É um sentido que faz a gente entender onde estão as nossas partes do corpo, assim como braços, pernas, cabeças, entre outras. 5

Um exemplo de como usamos a propriocepção é quando precisamos bater palma ou quando precisamos empurrar um objeto.

11 – Comorbidade

Várias das palavras importantes para o autismo que tratamos aqui são, na verdade, comorbidades. Na prática, uma comorbidade é uma condição de saúde que coexiste com outra. Ou seja, duas ou mais condições adversas no mesmo corpo. ¹

Constantemente, o autismo é acompanhado de comorbidades como epilepsia, TOC (transtorno obsessivo compulsivo), ecolalia, entre outras. Apesar disso, as comorbidades são tratadas individualmente, e não de uma forma generalizada. ¹

12 – Atenção conjunta

A atenção conjunta é uma habilidade sociocomunicativa que começa logo nos primeiros meses de vida. É através dela que os bebês apontam e aprendem a compartilhar as coisas, assim como seguir o olhar das pessoas. Por isso, a falta da atenção conjunta ou mesmo falhas nesse processamento são as primeiras coisas que os pais observam como sinal em que a criança não está cumprindo marcos do desenvolvimento. Quando investigados cedo, esses sinais muitas vezes são levados em conta no diagnóstico de autismo. 6

13 – Prosódia

A prosódia é o ritmo da linguagem falada, algo que pode ser desafiador para um autista. A prosódia é a frequência, a altura, a ênfase e a entonação que usamos. Sem ela, sem dúvida não seríamos capazes de colocar todas as nossas emoções e intenções na comunicação oral. 7

Uma característica que, de fato, é marcante entre autistas é, justamente, o jeito monótono da voz ou mesmo entonações “cantadas”. Para saber mais sobre questões da fala de um autista, recomendamos o download gratuito do nosso e-book especial. 7

14 – Cognição

Uma das palavras mais citadas nos materiais sobre autismo é a “cognição”, pois é uma das áreas em que os autistas mais sofrem déficits. E o motivo é claro: a cognição tem a ver, desse modo, com aprendizado e produção de conhecimento. Porém, além do intelecto, a cognição também atua nas capacidades emocionais, na memória, no raciocínio e na percepção das coisas. ¹

Por isso que muitos autistas fazem terapia cognitivo-comportamental. O intuito dela é estimular o desempenho na escola, na universidade e na vida comum. ¹

15 – Neurotípíco/neuroatípico

Neurotípico é um termo que a comunidade autista utiliza para falar de pessoas que têm o desenvolvimento neurológico consistente com o que a maioria das pessoas consideraria dentro dos padrões. Principalmente no que se refere aos comportamentos sociais e ao desenvolvimento linguístico. ¹

Assim sendo, o neuroatípico, ou apenas “atípico”, é uma pessoa que não atende aos critérios de desenvolvimento neurológico. O termo “atípico” serve tanto para autistas como para portadores de outras desordens. ¹

Autismo em palavras: quanto mais, melhor!

Estes são apenas 15 dos termos mais comuns que, sem dúvida, podem te ajudar a compreender melhor as informações disponíveis sobre transtorno do espectro do autismo. E você provavelmente vai concordar que, no autismo, quanto mais informação de qualidade, melhor. Toda a comunidade envolvida de pais, mães, avós, tios, irmãos, professores, terapeutas, entre outros só tem a ganhar com o esclarecimento.

E aqui no Autismo em Dia prezamos, sobretudo, por colocar o autismo em palavras que todos podem entender, independente do grau de conhecimento, e sempre conferido por profissionais da área. Apoie o nosso trabalho compartilhando esse artigo com quem você acredita que está precisando. Assim, você pode criar uma trilha de coisas boas fazendo algo tão simples!

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Referências Bibliográficas e a data de acesso:

1. Kid’s Gym – 18/11/2021

2. Neuroconecta – 18/11/2021

3. Autistologos – 18/11/2021

4. UFRGS – 18/11/2021

5. Neuroconecta – 18/11/2021

6. Universidade Estadual de Maringá – 18/11/2021

7. Instituto Farol – 18/11/2021

 

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37 respostas para “Autismo em palavras: 15 termos para entender o transtorno”

  1. Nilza disse:

    Excelente! Tem aprendido muito sobre o assunto. Tenho muito mais para aprender! Obrigada

  2. Nonata Carvalho disse:

    Muito interessante o Autismo em 15 palavras. PARABÉNS!

  3. Vanuza Ferreira Vaz de Paula disse:

    Material super importante, obrigada por compartilhar.

  4. Cristiane Aparecida Ireno da Costa Watanabe disse:

    Achei o conteúdo muito consistente e esclarecedor .
    Obrigada por compartilhar e ampliar nossos conhecimentos sobre o Autismo.

  5. Vanessa Pereira Lima disse:

    o que significa a sigla TO?

  6. Vera Lucia Dutra disse:

    Muito obrigada pela abordagem simples e compreensiva. Aprendi muito.

  7. Marli de Jesus Silva Reynaldo disse:

    Achei o texto muito interessante

  8. Zenaide da Conceição Oliveira Matos disse:

    Claro que 15 termos ainda é pouco para entendermos sobre o autismo, até porque os autista não são iguais, mas ajuda muito se aprendermos pelo menos esses 15, acho interessante falar sobre os graus e enfatizar que o grau 1, ou grau leve como dizem, por ser mais fácil de lidarmos, não é tão fácil quanto pensam , quem tem filhos, netos com autismo grau 1 sabe o quanto é difícil, e até de ser entendido por outras pessoas por não aparentar ter nada, apesar do autismo não aparecer em alguns casos como outros transtornos, geralmente autismo grau 1, passam desapercebidos, mas precisam muito de compreensão, ainda falta muito a se conhecer sobre o autismo principalmente por professores e cuidadores, pelo modo de como tratarmos as crianças principalmente como: paciência amor e carinho, pois eles (autista) sofrem muito e nunca saberemos o que se passa na cabeça de um autista, por favor mais empatia, sei que não é fácil.

  9. Risiocleide Maria da Silva Pereira disse:

    informações claras , que abre ainda mais nosso conhecimento , sobre o autismo , enquanto mais informações mais aprendo , obrigada por compartilhar

  10. Andreia disse:

    Aprendi muito com essa aula .

  11. Rosana Oliveira dos Santos disse:

    Autismo em palavras.
    muita informação e muito aprendizado.obrigada.

  12. Pamela disse:

    muito importante poder entender sempre mais sobre o Autismo , achei essencial de uma forma simples .

  13. Ana Claudia disse:

    adorei aprender mais sobre autismo.

  14. Fabíola disse:

    Material muito esclarecedor sobre os tipos de transtornos do autismo.
    Leitura simples para todos que precisam, pais, professores e os demais profissionais que atuam na área.

  15. Katia Shirley de Oliveira Noleto disse:

    Material de grande importância para quem convive com pessoas autistas, que serve compreendermos que devemos sempre adquirir novos conhecimentos para assim entender os termos e seus significados sobre autismos.

  16. Katia Shirley de Oliveira Noleto disse:

    Conhecer as 15 palavras e seus significados é de grande importância para quem convive com pessoas autistas, que serve para compreendermos que devemos sempre adquirir novos conhecimentos para assim entender os termos e seus significados sobre autismos.

  17. Angelita coqueiro da Silva disse:

    amei o material muito importante,seria muito bom se todos tivessem acesso.

  18. Kaká Freitas disse:

    Gratidão! Linguagem clara e simples.
    Parabéns!

  19. Rachel disse:

    Muito bom este artigo, bem claro de se entender. Parabéns aos criadores! Mas gostaria que tivesse citado lugares para se procurar ajuda em caso de suspeita, e valores para tratamento… acho essencial esse tipo de informação, para que os autistas possam viver bem.
    + uma seguidora ✅💖

    É bem triste que pessoas com este transtorno/condição tenham que se tratar para se encaixar na sociedade e neste mundo, para que algumas pessoas mal informadas ou sem conhecimento se sintam confortáveis… Tudo que se é “atipico” assusta oque se é “tipico”. Espero um dia, ser compreendida.

    • Autismo em Dia disse:

      Oi! Muito obrigada pelo carinho e por nos acompanhar! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Entendemos a importância de direcionar as pessoas sobre onde buscar ajuda e os custos envolvidos. No entanto, como nosso foco é compartilhar informações e conscientizar sobre o autismo, não costumamos indicar locais ou valores específicos. Queremos promover um espaço onde todos se sintam acolhidos e informados. Também esperamos, junto com você, por uma sociedade mais inclusiva e compreensiva. Conte sempre conosco por aqui!

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