Dica aos Pais
e Cuidadores

Dica aos Pais
e Cuidadores

Desenhos roteirizados ajudam na sociabilização de crianças com TEA Dica rápida - Publicada em: 10/05/2019

Para ajudar no desenvolvimento do próprio filho, um casal criou uma série roteirizada de personagens em ações comuns do cotidiano. As premissa do projeto é que as pessoas com autismo aprendem mais facilmente a partir de pistas visuais e repetição, o que é aplicado nos roteiros.
Fonte: Intertv Web

Tecnologias assistenciais ajudam no desenvolvimento de crianças autistas Dica rápida - Publicada em: 10/05/2019

Algumas ferramentas tecnológicas, como aplicativos, permitem o treinamento virtual de crianças com transtorno do espectro autista para que elas tenham um maior desenvolvimento e possam superar suas dificuldades de aprendizado e comunicação.
Fonte: Rádio CBN

Estação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo recebe exposição sobre o autismo Dica rápida - Publicada em: 05/04/2019

Entre os dias 02 e 31 de abril, a estação Paulista do metrô recebe a exposição fotográfica “Meu Super-Herói”, que apresentam sete famílias e jovens diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como protagonistas.
Fonte: São Paulo notícias

Pessoas com TEA têm direito à isenção fiscal na compra de automóveis. Dica rápida - Publicada em: 05/04/2019

Os automóveis adquiridos por pessoas com transtorno do espectro autista ou seus representantes legais são isentos de ICMS, IPVA (no Distrito Federal), IPI e IOF. Além disso, esses benefícios destinados às pessoas com deficiência não são tributados no imposto de renda (IR).
Fonte: Luanna Lima advogada

Qual o melhor exame genético? Dica rápida - Publicada em: 14/03/2019

Não existe o melhor exame genético e sim o adequado. A escolha dos exames deve ser feita de acordo com a necessidade clínica do paciente e a diferença entre CGH-SNP-array e genoma e exoma consiste que o microarray avalia alterações nos cromossomos (microdeleções e microduplicações) enquanto que, o genoma e exoma avaliam alterações nos nucleotídeos isso é, alterações na sequência das letras que não poderiam ser vistas em um microarray. São exames distintos e complementares. Já a diferença entre genoma e exoma, no genoma o sequenciamento é total e temos uma melhor qualidade dos dados e da cobertura.
Fonte: Tismoo

Benefícios na realização de um exame genético - Publicada em: 14/03/2019

Fazer ou confirmar o diagnóstico nos casos de autismo por síndromes monogênicas (genes específicos), anormalidades cromossômicas (CGH-SNP array), de comorbidades associadas (genoma ou exoma), bem como outras condições de saúde (genoma e exoma), perspectivas terapêuticas personalizadas utilizando farmacogenômica como ferramenta preditiva (genoma e exoma), agrupamento de indivíduos de acordo com seu perfil genético permitindo estudos clínicos específicos...
Continue lendo...

O autismo e a genética - Publicada em: 14/03/2019

O TEA é um transtorno multifatorial envolvendo fatores genéticos e ambientais que atuam em diferentes combinações, sendo o risco genético estimado entre 70% a 90%, enquanto que os riscos ambientais são baixos e difíceis de serem mensurados. De acordo com a Simons Foundation Autism Research, hoje mais de 1000 genes já foram associados ao TEA. Alguns exames genéticos podem auxiliar a entender essa genética tais como:
Continue lendo...

Estudante com TEA produz curta-metragem com dinossauros para contar sua história. Dica rápida - Publicada em: 28/02/2019

Usando dinossauros de plástico e um cenário simples, um estudante de 15 anos do interior de São Paulo criou o vídeo “Vini: o Pequeno, Grande Dino Azul”, que está disponível no Youtube, para contar como é sua vida. O curta-metragem de seis minutos foi incentivado pela professora Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol.
Fonte: O Diário de Mogi

Como cuidar da saúde bucal da criança com TEA? Dica rápida - Publicada em: 28/02/2019

A criança autista apresenta muitas características que podem dificultar o momento da escovação e, consequentemente, a saúde dos dentes. Pode ser a sensibilidade às cerdas da escova, dificuldade em cuspir a pasta etc. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a facilitar o cuidado.
Fonte: Abril

Você sabe o que é estereotipia? E fidget? - Publicada em: 14/02/2019

Estudos no campo da neurologia concluem que quando estamos sobrecarregados com pensamentos ou problemas complexos, descarregamos uma parte dessa carga através da realização de determinados movimentos, liberando, assim, recursos cognitivos para realizar o processamento mental de forma mais efetiva. Desta forma, pode-se concluir que as estereotipias nada mais são do que respostas neurobiológicas naturais e saudáveis.
Continue lendo...

Filmes e séries com personagens que têm TEA Dica rápida - Publicada em: 13/02/2019

O cinema e a televisão podem ser ferramentas muito eficientes na conscientização sobre os desafios que autistas e seus familiares enfrentam todos os dias. A partir de obras de ficção, preconceitos podem ser superados e as diferenças melhor aceitas.
Fonte: Você não está sozinho

Natação traz muitos benefícios para crianças com TEA Dica rápida - Publicada em: 13/02/2019

Além de ser um ótimo exercício para o corpo como um todo, a imersão na água ajuda a criança autista a acalmar mais rápido. Aulas de natação podem contribuir para o desenvolvimento motor e a sociabilização, mas pais e professores precisam estar preparados para lidar com as limitações de cada aluno.
Fonte: Lagarta Vira Pupa

Uma boa alimentação pode fazer a diferença no cuidado do TEA Dica rápida - Publicada em: 01/02/2019

Frutas e verduras são ricas em antioxidantes; salmão, avelã e sementes de abóbora têm bastante Ômega 3; estas e outras vitaminas e minerais podem promover um impacto positivo nos sintomas do autismo e, por isso, é muito importante buscar apoio nutricional.

Fonte: eusemfronteiras

Livro traz orientações sobre como lidar com crianças autistas Dica rápida - Publicada em: 21/01/2019

Todas as crianças podem apresentar um comportamento difícil, mas as que possuem Transtorno do Espectro Autista são ainda mais desafiadoras. Recentemente, a psicóloga Mayra Gaiato e o psiquiatra infantil Gustavo Teixeira lançaram o livro “O Reizinho Autista”, que traz orientações para pais, familiares, cuidadores e educadores para lidar com comportamentos inadequados e agressividade, com dicas práticas e exemplos de casos.

Fonte: O Reizinho Autista.

Bracelete Pictos Dica rápida - Publicada em: 07/12/2018

Estima-se que cerca de 25% das pessoas  diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não são verbais. Para que a comunicação dessas pessoas fosse facilitada ou mesmo possível, algumas ferramentas foram elaboradas ao longo do tempo, dentre elas podemos citar o PECS e o PODDS que são sistemas de troca de figuras. Inspirada nesses métodos, a TeraPlay criou o Bracelete Pictos.  Feito 100% de silicone, esse  recurso seguro fica sempre a disposição no pulso e permite que a pessoa não verbal comunique com facilidade necessidades básicas tais como fome, sede, sono etc. O bracelete é super confortável e pode ser usado em qualquer lugar, seja na aula de judô, na aula de natação ou até mesmo durante um passeio, permitindo mais autonomia e liberdade. 

Um espaço onde a musicalidade inspira o tratamento do autismo - Publicada em: 23/09/2018

Artigo publicado na revista Psicologia USP relata um tratamento inovador criado para crianças autistas, partindo da experiência de um projeto de extensão universitário ligado à rede de saúde mental e a um serviço de psicologia na Universidade Federal do Ceará. A proposta é oferecer um espaço que permita às crianças, como sujeitos, produzirem algo que expresse sua identidade e sofrimento por meio da música, “bem como outras ferramentas que as auxiliem na construção de laços e maior interação com os outros”. Os benefícios e as contribuições da música são compartilhados pelos autores do estudo, que nos contam a experiência dos profissionais envolvidos neste trabalho...
Continue lendo...

Os irmãos normotípicos da criança Dica rápida - Publicada em: 23/09/2018

Os irmãos normotípicos da criança com TEA também precisam de atenção, diversão e apoio dos pais. Nem sempre, eles irão entender que o irmão com TEA precisa mais dos pais, por vezes eles também sentem ciúmes, querem atenção, estão carentes ou desejam mostrar que fizeram algo muito bom na escola. A interação social recíproca começa em casa com a imitação e atenção compartilhada e as relações assimétricas. Sabemos que os irmãos normotípicos modulam e apoiam a interação social e ajudam a criança com TEA a socializar-se melhor.
Fonte: Instituto Inclusão Brasil

Comportamentos de birras Dica rápida - Publicada em: 23/09/2018

Irritação, surtos, estereotipias, autolesões e agressividade podem estar ligados a falta de comunicação, a algum evento que mudou no ambiente e ou a criança com TEA não sabe explicar o que está sentindo, como por exemplo, medo de alguma situação ou dor no corpo (algum machucado, dor de dente, dor de ouvido, dor de garganta, cólica, febre, indisposição, alguma queimadura, roupa incomodando, algum incômodo calçado, está sentindo fome, calor, frio, sede ou quer alguma coisa). Crianças com TEA geralmente podem apresentar baixo limiar a dor. Converse com a psicóloga que atende seu filho(a) para esclarecer melhor os comportamentos observados.
Fonte: Instituto Inclusão Brasil

Reforce bons comportamentos Dica rápida - Publicada em: 23/09/2018

Imediatamente após a criança ter um comportamento adequado, como guardar os brinquedos, por exemplo, elogie e diga o quanto você ficou feliz com isso.
Fonte: Clube Materno

Um sono Tranquilo Dica rápida - Publicada em: 23/09/2018

Garanta uma boa noite de sono criando uma rotina com hora certa para deitar e um ambiente silencioso e com poucos estímulos.
Fonte: Portal NeuroSaber

Assine nossa Newsletter

Receba dicas e informações sobre novos conteúdos do Autismo em Dia.

Assinar newsletter