O Projeto

O site do Autismo em Dia vem para auxiliar no dia a dia de famílias que precisam se adaptar a um novo universo. O Autista vê o mundo de uma maneira diferente e é importante respeitar e compreender que, com pequenas atitudes e mudanças, é possível contribuir para o tratamento. Neste espaço, você cuidador, poderá tirar dúvidas através do nosso canal de perguntas e respostas, acessar dicas e dividir com outras pessoas a sua experiência. Quando somamos o nosso conhecimento, nos tornamos mais fortes!

F.A.Q - (Perguntas frequentes)

O comportamento restritivo e repetitivo é um dos sintomas do transtorno do espectro autista (TEA).

O TEA engloba três características fundamentais de desenvolvimento neurológico que podem apresentar-se em conjunto ou isoladamente. Elas são a dificuldade de comunicação, a dificuldade de socialização e a apresentação de um padrão de comportamento restritivo e repetitivo.


Você sabia que autistas têm direito a atendimento prioritário garantido por lei?

Além de gestantes, idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade, as pessoas com transtorno do espectro autista também têm direito ao acesso prioritário assegurado, pois são consideradas pessoas com deficiência. A lei que assegura ao autista os mesmos direitos das demais pessoas com deficiência é a Lei nº 12.764, de 27 de Dezembro de 2012 no Art.10 § 20.


O autismo é um problema psicológico?

Não. Os transtornos do espectro autista se iniciam durante a gravidez e estão relacionados a desenvolvimento de linguagem, motor e comportamental.


Uma pessoa com autismo pode se tornar independente?

A Dra. Carla Gikovate explica que “Um estudo populacional americano demonstrou que 30% dos autistas com certo nível intelectual e tratamento precoce se tornam independentes, 30% se tornam parcialmente dependentes e 40% são dependentes”.


São inúmeras as dúvidas de pais, cuidadores e familiares. O Autismo em Dia quer te ajudar nessas questões!

Dicas para pais e cuidadores

Neste espaço, você terá dicas úteis e importantes para o seu dia a dia. Acesse e descubra!

Criança de pé, frente a parede, de costas para a foto.

Aprovado disque-denúncia para relatar casos de discriminação contra pessoas com TEA

No último dia 13 de junho, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei para criar um disque-denúncia de ações contra pessoas autistas. Ele será um único número para todo o país. Após registradas, as reclamações deverão ser encaminhadas às autoridades competentes.
Fonte: Exame - Acessado em 28 de junho de 2019.

Downloads

Para levar o melhor conteúdo sobre autismo até você, criamos este espaço onde é possível baixar temas sobre autismo e atividades para crianças, que irão te ajudar diariamente. Quando acessar, provavelmente um novo conteúdo estará no ar!

  • Revista Autismo Conteúdo novo!

    A revista Autismo traz informações, conhecimento e conscientização sobre o autismo, em todas suas páginas. Vale apena conferir!

  • Cartão de identificação Conteúdo novo!

    Cartão de identificação (nas cores azul e rosa) para crianças portadoras do TEA (transtorno do espectro autista). O cartão contém informações importantes sobre a criança e seu cuidador, e poderá ser fixado a mochila da criança, por exemplo.

  • Mini Livreto (Pocket)

    Pocket com os indicadores de desenvolvimento e sinais de alerta do Autismo, desde o nascimento até os 3 anos de idade. Esta faixa etária é a mais propícia para o diagnóstico e tratamento. Converse com o seu médico.

Entretenimento

Foto reprodução - O Parque dos Sonhos.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Para celebrarmos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Convidamos você e sua família para a sessão azul do filme: O Parque dos Sonhos.

Entre aqui para saber mais sobre este evento...

Depoimentos

Quem tem pessoas com autismo em casa, tem sempre histórias para contar. Pensando nisso, criamos este espaço onde você poderá dividir suas experiências com pessoas que vivem a mesma realidade que você. Veja os depoimentos que estão no ar!


Parceiros

PEBMED - Whitebook

O Whitebook é o maior aplicativo de auxílio à tomada de decisão. São mais de 8 mil conteúdos, de 28 especialidades, entre condutas, prescrições, calculadoras, medicamentos e muito mais. Para saber mais acesse whitebook.pebmed.com.br

Inspirare

A Associação de Pais Inspirare, é uma entidade sem fins lucrativos, localizada na cidade de São Paulo, que busca levar a informação, dar orientação, promover o conhecimento, fazer encaminhamentos e apontar os recursos disponíveis para as famílias que tenham crianças/adolescentes/adultos com Autismo (TEA), Dislexia ou TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Lumi

O LUMI localizado no bairro do Butantã em SP, é um centro que oferece atendimento educacional e terapêutico à pessoas com TEA na abordagem comportamental, além de projetos na área social e cultural.

Revista Autismo

Revista Autismo é uma revista gratuita, impressa e digital. A respeito de autismo, é a primeira publicação periódica da América Latina e a primeira, do mundo, em língua portuguesa.

AMA

A AMA - Associação de Amigos do Autista é uma associação de pais, sem fins lucrativos, fundada em 1983. Ela oferece um tratamento diário e totalmente gratuito, baseado nas melhores práticas internacionais, o que a tornou uma referência nacional e lhe garantiu diversos prêmios. Atualmente, mais de 330 pessoas com autismo e suas famílias são beneficiadas pelo trabalho desenvolvido pela AMA. Para saber mais acesse www.ama.org.br.

Fofuuu

A Fofuuu cria atividades digitais que estimulam a fala e comunicação de crianças com distúrbios de fala e linguagem, como o autismo, síndrome de Down e lábio leporino. A tecnologia reúne conceitos de fonoaudiologia, neurociência e jogos com a missão de transformá-los em aplicativos que apresentam uma alternativa mais atraente e acessível para as crianças.

NeuroSaber

A Neurosaber reune especialistas, com o intuito de compartilhar conhecimento sobre aprendizagem, desenvolvimento e comportamento da infância e da adolescência, tendo como base fundamentação teórica, com uma linguagem simples e um diferencial: aplicabilidade prática. Para saber mais acesse o site.

Tismoo

TISMOO é uma empresa de biotecnologia de relevância global, comprometida em melhorar a qualidade de vida de pacientes e famílias afetadas por transtornos neurológicos, dentre eles o TEA – Transtorno do Espectro do Autismo. A Tismoo busca oferecer tecnologias inovadoras e que tenham o potencial de mudar efetivamente a qualidade de vida dos pacientes. Para saber mais acesse o site www.tismoo.us.

Sessão Azul

A Sessão Azul é um projeto que espera contribuir ativamente para melhorar a qualidade de vida, garantir os direitos e a inclusão social de pessoas com TEA, através da realização de sessões de cinema, teatro e outros eventos culturais adaptados para pessoas com distúrbios sensoriais e seus familiares. Acesse o site e confira a sua programação e cidades atendidas.

TeraPlay

A TeraPlay é uma empresa inovadora e criativa, especializada em desenvolver recursos para promover o bem-estar e a educação emocional de forma divertida e constante. Os produtos melhoram a qualidade de vida das crianças com TEA e seus familiares. Para saber mais acesse o site da Teraplay.